Agente de Cargas: entenda a importância de soluções personalizadas
15/08/2018

Mais de dois meses após o término das paralisações dos caminhoneiros, duas medidas provisórias entraram em vigor interferindo ativamente na profissão de agente de cargas, a MP do Frete Mínimo (832/2018) e a MP que isenta o pedágio sobre os eixos suspensos (833/2018).

As discussões entorno das medidas provisórias levantaram o debate sobre a importância de soluções em logística personalizadas na intermediação de cargas do comércio exterior, a essência do trabalho do agente de carga.

Mas, como ser um profissional atento às soluções individuais para cargas internacionais? Um planejamento logístico detalhado, estratégias de consolidação de cargas e negociações inteligentes com transportadoras são algumas das formas de prever qualquer ruído e personalizar a movimentação, atividades de suma importância para o profissional que trabalha nesta área.

Porém, na contratação do frete internacional o agente de carga é frequentemente confundido como o representante do transportador e, às vezes, até como o próprio transportador. O que é um equívoco, porque real a função do agente é encontrar a melhor e mais viável solução logística para quem o contratou, incluindo a escolha da empresa transportadora.

Confira em detalhes as atividades mais importantes da profissão:

Planejamento logístico:um estudo logístico detalhado do processo de importação ou exportação dentro do país em que opera para encontrar a melhor solução em logística;

Estratégia de consolidação de cargas: criar grandes carregamentos, a partir de vários outros pequenos, a fim de obter economia de escala no custo dos fretes;

Armazenagem: buscar espaços para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais, variando em função da demanda e capacidade de transportação;

Manuseio da mercadoria: 
estar atento às normas e aplicar as regulamentações fiscais com relação à manuseio, transporte e movimentação de materiais.

Conheça o Curso de Formação em Agente de Cargas.
Clique aqui e visite a página do curso.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!