Como perder a preguiça e aprender inglês ainda em 2020? - Abracomex
Como perder a preguiça e aprender inglês ainda em 2020?
24/01/2020

No início de um novo ano, colocamos novos propósitos para realização. Aprender ou aperfeiçoar algum conhecimento pode estar entre as metas e objetivos. Mas quantas vezes esse item já esteve nas metas de anos anteriores? A falta de tempo ou de dinheiro para a realização de um curso podem ser empecilhos para não cumprir a promessa. Mas em alguns casos só falta um pequeno incentivo para conseguir perder a preguiça, como por exemplo, para aprender inglês.

O inglês não é apenas um item a mais em seu currículo. Hoje, a exigência de fluência na língua ou no mínimo um nível intermediário é recorrente. As grandes empresas, principalmente as multinacionais, colocam como pré-requisito de cadastro para vagas de emprego. Diante desse cenário, não há como manter uma preguiça ou falta de disposição. Aprender inglês deve ser meta cumprida em 2020.

Como aprender inglês

Atualmente, conseguir aprender uma nova língua não depende mais de locomoção até uma sala de aula. Adaptando-se às realidades de muitos profissionais, existem diversas formas de obter um aprendizado em inglês sem sair de casa. Seja pelo método tradicional: curso de inglês ou por meio de aplicativos, vídeos no youtube ou outras maneiras.

É muito importante ponderar o tempo de aprendizagem. Pensando que não há como se tornar fluente de uma semana para outra. No entanto, existem técnicas e diversas ações que podem acelerar muito o processo, tornando o aprendizado até mais dinâmico. 

A migração das tarefas diárias para smartphones ou tablets tem intensificado cada vez mais. Diversas transações que dependiam de fila ou deslocamento, hoje, são resolvidas em poucos passos no celular. Demonstraremos alguma formas de aprender inglês de forma simples e em seu dispositivo móvel. Mas é claro, caso sinta-se mais à vontade, tudo pode ser feito pelo computador.

Cursos online

Os cursos em escolas de idioma são muito recomendados, principalmente pela disciplina e cronograma. Tornando um estudo uma forma de comprometimento, precisando cumprir horário e ter nota mínima no desempenho. Há uma boa quantidade de escolas de inglês totalmente online, facilitando o acesso e a forma de estudo. 

As escolas entenderam o quanto o tempo pode ser um impeditivo, sendo assim, adaptaram o seu cronograma de acordo com cada aluno. Podendo este estabelecer sua rotina e o período para terminar determinado módulo, por exemplo. Uma outra vantagem refere-se a possibilidade das escolas oferecerem professores nativos, tornando a conversação o item principal.

Professores particulares online

Pensando ainda na forma tradicional de ensino, há os professores particulares que migraram a forma de ensino para o online. Adaptando-se de acordo com o conveniente, realizam suas aulas por Skype ou em canais específicos.

Geralmente, podemos ter uma prévia da forma do ensino em vídeos no Youtube ou webinários. Com semanas dedicadas a apresentar formas alternativas de aprender inglês rápido e obter a tão desejada fluência.

Os cursos ou as aulas particulares podem não estar em seu orçamento, mas esta situação não deve ser um impeditivo. Existem boas alternativas que podem garantir o seu aprendizado e possibilitar um salto, até mesmo em sua carreira. E a melhor parte é o gasto ser mínimo ou nulo.

Canais do Youtube

Se realizar uma busca rápida no Youtube, poderá conferir uma diversidade de opções de aulas e cursos de inglês. Podendo focar nos temas e assuntos com maior dificuldade ou tentar relembrar alguns tópicos. 

Além dos canais de ensino, ainda há vídeos que demonstram formas de aprender inglês sozinho. Com isso poderá adequar a modalidade de ensino com a sua rotina, preferência ou facilidade. 

As pessoas que já possuem maior domínio na língua ou gostam de intensificar o ensino, podem assistir vídeos em inglês. Sem as legendas, começará a treinar a audição para o idioma e avançar no aprendizado. Estendo a proposta até para podcasts em inglês, podendo ser ouvidos durante a locomoção até o trabalho, por exemplo.

Aplicativos

Um bom aliado ao aprendizado também são os aplicativos para aprender inglês. Com tarefas rápidas, poderá treinar e subir de nível gradualmente. Podendo estabelecer metas diárias e praticar a pronúncia. Uma alternativa que não demanda investimento em dinheiro, podendo facilitar muito o acesso e sair da preguiça.

Por ter todas as opções na palma da mão, não há como dizer que não há tempo de cumprir as atividades. As facilidades para um aprendizado tem motivado muitas pessoas a pensarem nesses novos formatos.

Formatos de aprendizagem

Quando falamos sobre aprendizado, o que não nos faltam são alternativas. Todas elas podem ser válidas, dependendo de sua preferência ou facilidade de aprendizado. Há perfis de alunos que se adaptam a filmes, outros precisam de alguém conduzindo os estudos. Mesmo assim, sempre há caminhos para complementar os estudos e ainda agregar diversão. 

Como por exemplo:

  • Assistir filmes e séries com áudio em inglês e sem legendas;
  • Buscar aumentar a playlist com músicas em inglês;
  • Encontrar rádios e noticiários em inglês;
  • Realize um incentivo com leituras na língua estrangeira, não só de livros, mas manuais, artigos na internet ou textos de sua realidade; 
  • Sempre anotar e repetir novos vocabulários para memorização;
  • Tentar conversar com pessoas que falam o idioma;
  • Explorar a sua criatividade e buscar possibilidade de ter contato com o idioma.

Qual a relevância de aprender inglês

Questionar a relevância ou a importância do inglês não deve estar em pauta. O inglês tomou uma proporção considerável na atualidade e principalmente para a escolha de um candidato. Esse fato fica ainda mais intensificado quando estamos inseridos no ramo de comércio exterior. 

Ter o domínio da língua é exigência básica dependendo do cargo ou da colocação no mercado. Isso porque a possibilidade de interação com outros países é natural e a fluência faz diferença nessas transações. 

Não só no mercado de trabalho está a importância do inglês, como também no estudo. Os assuntos podem referenciar teóricos de outras nacionalidades com textos em inglês. Desta forma, o idioma pode elevar o aprofundamento dentro dos cursos da Abracomex, por exemplo.

Benefícios do inglês no mercado de trabalho

As multinacionais têm tomado boa parcela do mercado brasileiro, oferecendo assim, empregos para os profissionais capacitados. Além do inglês ser o diferencial em seu currículo, poderá garantir um crescimento na empresa. Promovendo, em algumas vezes, chances para atuar fora do país.

As melhores vagas ou ofertas de emprego sempre serão direcionadas para os profissionais com capacidade de se comunicar em inglês. O ganho não é apenas da empresa que terá um profissional adequado às suas expectativas. Mas ao profissional que poderá realizar networking e aumentar sua rede de contatos, podendo gerar boas oportunidades futuras.

Outro ponto a ser considerado refere-se ao salário. Profissionais que investem tempo no aprendizado de uma língua tendem a ter salários maiores. O reconhecimento da empresa pode ser apresentada em sua remuneração mensal. Pois o gerente, diretor, coordenador ou analista que tiver o diferencial do idioma promoverá maior crescimento no local em que atua.

Conforme a 57ª Pesquisa Salarial da Catho, um analista com fluência em inglês recebe 40% a mais comparado a outro com menor nível. A diferença fica ainda mais acentuada para os cargos de gerência, em que os fluentes recebem 70% a mais. 

Ainda de acordo com a 59º Pesquisa Salarial da Catho, um segundo idioma pode aumentar ainda mais as remunerações. O aumento pode chegar a 112% para cargos de supervisão, coordenação ou direção. Podendo impactar significativamente outros níveis como analistas em 61%, graduados especialistas e consultores em 17% de aumento. 

Concluímos que eliminar a preguiça e focar na promessa de aprender inglês só eleva os bons resultados. Há diversos artigos em nosso blog com referência ao ensino de inglês, aproveite a oportunidade e comece agora mesmo.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.