Autoridades peruanas reforçam que Brasil deve reassumir protagonismo da América Latina
12/11/2018

Todos foram unânimes em afirmar que é necessária uma maior aproximação com os peruanos

O 23º Meeting Internacional LIDE, encerrado no último dia 4, em Cusco, conduzido pelo chairman do LIDE e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, teve como ponto alto as discussões sobre as relações bilaterais entre Brasil e Peru com a presença de Carlos Canales Anchorena, presidente da Câmara Nacional de Turismo do Peru (Canatur); Antonio Castillo Garay, diretor-geral do Ministério do Comércio Exterior do Peru; Carlos Garcia, gerente-geral de Comércio Exterior da Câmara Nacional de Comércio, Produção, Turismo e Serviços (PERUCÁMARAS); Juan Quiros, presidente da SP Negócios; os parlamentares brasileiros Efraim Filho (DEM) e Gabriel Guimarães (PT) e a deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL). Todos foram unânimes em afirmar que é necessária uma maior aproximação com os peruanos e que o Brasil deve voltar a ter protagonismo na economia da América Latina.

“O Brasil tem de ser muito mais forte, adotar um papel de destaque e reassumir o protagonismo de nossa região. O Peru quer uma maior integração e, por isso, precisamos de um Brasil novo, que se integre à economia mundial”, salientou Garay, do Ministério do Comércio Exterior do Peru. De acordo com ele, o Brasil deve fazer mudanças radicais em curto prazo, a exemplo do que ocorreu com o país andino. “Tínhamos uma quantidade muito grande de impostos, que foi reduzida drasticamente, abrimos a economia, hoje são 57 países com livre mercado com o Peru. Este processo não foi fácil”, complementou, reforçando que o Peru hoje projeta taxa de crescimento de 4% mesmo em um ano de crise econômica mundial.

O atual vice-líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados, Efraim Filho (PB), concorda com Garay e acredita que o maior desafio do Brasil é mudar sua cultura e seu olhar para o futuro com esperança. “Temos de aprender com o exemplo do Peru. A América Latina e a América do Sul cobram do Brasil que exerça seu papel de líder e que possa dialogar com outros países de igual para igual. Neste cenário, os empresários e empreendedores, que geram emprego e renda, devem ter segurança jurídica para investir”, explicou. Para a deputada federal eleita mais votada da história do País, Joice Hasselman (SP), vivemos um momento novo. “É hora de uma corrida rumo ao crescimento com menos burocracia, impostos e alíquotas para o País disparar no cenário econômico mundial.”

Fonte: Comex do Brasil

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!