Empresas cada vez mais interessadas em profissionais mais velhos. Como recomeçar a vida profissional aos 40 anos?
10/08/2019

Você alcançou uma certa maturidade. Está mais exigente e seletivo para a maioria das coisas. Sabe apreciar as boas companhias, os pequenos milagres da vida e não se enfia em qualquer aventura. Parabéns. Você se tornou uma pessoa cujo tempo te fez muito bem. 

Nesta fase da vida, ainda é comum que o perfil descrito acima encontre uma certa dificuldade na carreira. E muita gente se vê numa situação bem complicada: desempregado aos 40 anos e buscando o que fazer. 

Sim, é cruel, mas sabemos que muitos não conseguiam facilmente uma recolocação profissional após uma certa idade. 

Porém, os ventos da mudança parecem estar soprando para vida corporativa e uma recente pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half mostra que 91% das empresas contratariam um profissional com 50 anos ou mais,  mostra que essa tendência está ficando pra trás. As empresas finalmente entenderam as vantagens de contratar alguém com mais experiência.

As vantagens são inúmeras e as empresas começam a perceber isso. 

Resiliência 

Os profissionais de mais idade possuem uma rodagem maior, por assim dizer. Já passaram por diversas situações, desafios e superações. Há uma tendência de que o aprendizado que tiveram seja muito importante no ambiente de trabalho. Geralmente são o ponto de equilíbrio quando o caos eventualmente se instala. Sabem que toda crise ou revés é passageiro e conseguem mostrar o caminho da saída para os demais. Ponto pra ele. 

Relacionamento interpessoal

Habilidade listada como fundamental por 10 a cada 10 profissionais de RH, a arte de se relacionar com os demais é outro ponto forte desse perfil. Sua capacidade de ouvir, aliada à paciência que naturalmente a idade traz, o torna um membro muito valioso do time. Em tempos de metas cada vez mais altas e prazos cada vez mais curtos, ter alguém que saiba se relacionar já é ganhar pontos logo na largada. 

Experiência que agrega     

Um dos pontos mais fortes de alguém com mais idade, a experiência é um grande diferencial. Um profissional experiente pode lidar melhor com as rotinas do trabalho, além de oferecer confiança aos demais membros da equipe. E cá entre nós, qual empresa não quer alguém com experiência atuando nos seus quadros, não é mesmo?  

Quer saber como recomeçar a vida profissional aos 40 anos?

 O fato é que novas e boas oportunidades estão surgindo. Mas você está preparado? 

Estar atualizado é obrigação de todo profissional na ativa.  É preciso buscar cursos, livros e estar atento ao seu mercado. Assim, você mostra que não está parado no tempo, apenas vivendo do seu passado. 

Faça networking

Conhecer gente nova é uma ótima forma de ficar por dentro de tudo o que acontece num determinado mercado. Use a abuse do networking. Sua rede é provavelmente bastante extensa e pode te ajudar muito! Lembra da turma da faculdade? Dos amigos do futebol? Não tenha receio. Você também será parte importante da rede de alguém. 

Esteja aberto às mudanças

Pode ser que, eventualmente, você não encontre uma vaga no seu ramo. É preciso estar propenso às mudanças. Quem sabe isso é exatamente o que estava faltando para que você explore todo o seu potencial? 

E aí? Como você está se preparando para esse novo cenário? A Abracomex tem diversas formações. E sabe o que é melhor? Você estuda no conforto da sua casa ou escritório. Todas as formações são à distância e reconhecidas pelo MEC. É muito mais facilidade para quem quer se preparar. Conheça nossos cursos.   

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!