Você sabe o que é booking no comércio exterior? - Abracomex
Você sabe o que é booking no comércio exterior?
09/06/2020

O booking é o mesmo que reserva da praça. Ou seja: é o ato de garantir o espaço que mais convém dentro do transportador de acordo com a mercadoria em uma data específica. O booking é uma formalidade feita entre o importador ou exportador com a empresa que transportará a mercadoria. O agente de carga é quem reserva este espaço na transportadora, se as cotações forem feitas com antecedência, melhores serão as chances de encontrar a melhor oferta pelo espaço.

A reserva da praça é um serviço pago, e a cotação do frete leva em conta principalmente o preço do frete entre os pontos de saída e chegada da carga e também as taxas extras que são os custos habituais inerentes ao transporte de mercadorias. Além disso, existem alguns requisitos para que o booking ocorra de forma segura.

Quais são os requisitos mínimos para o booking?

  • Porto de embarque e desembarque da carga;
  • Informações sobre o local, principalmente se precisar de coleta e entrega das cargas;
  • Percurso e a data de saída que pretende contratar;
  • Descrição da carga, principalmente se a carga for perecível, ou perigosa;
  • Peso e tamanho cúbico da carga
  • Tipo de container
  • Informações completas do exportador ou importador
  • Tipo de pagamento, como por exemplo: prepaid ou collect
  • Incoterm

É necessário que todas essas informações estejam corretas e claras para todas as partes envolvidas, qualquer dado incompleto pode ser um impeditivo para que o booking seja realizado.

Existem três etapas principais para que o booking aconteça de forma segura:

Contêineres e guindastes operam em porto
Crédito: Unsplash

Etapa comercial

É a etapa de negociação, comparação de valores entre os transportadores, também é necessário nesta etapa que o profissional já esteja com as documentações organizadas, mesmo que elas não sejam obrigatórias nesta primeira fase do processo.

Etapa aduaneira

É o despacho da importação ou exportação em si, é o processo no qual são verificados as exatidões dos dados que foram citados acima e que são declarados pelo contratante do booking sobre as mercadorias. Toda mercadoria deve ser submetida a despacho de importação e toda a documentação deve ser apresentada ao aduaneiro responsável pela carga.

Etapa logística

O processo logístico garante que a mercadoria chegará ao destino final, em conformidade com os padrões de qualidade, prazos e menor custo possível. Os cuidados logísticos não podem ser ignorados, a qualidade da carga em todos os sentidos é um aspecto crucial para o bom nome no mercado.

Essas três etapas ajudam a entender cada vertente do processo. Não existe booking e importação ou exportação sem que elas aconteçam em conjunto e de forma interdependente. Também é importante esclarecer que cada etapa tem regras e documentações específicas que devem ser levadas em consideração na hora da reserva da praça.

Agora que você já sabe o que é o booking no comércio exterior e como funcionam as etapas, é só colocar em prática. Nós podemos ajudar você a se especializar no assunto: acesse os cursos da Abracomex e mude para sempre a sua carreira!

Leia mais:

Você sabe o que é um agente de carga?
Conheça nosso MBA sobre comércio exterior

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.