Case Sucesso: Exportações de Pão de Queijo - Abracomex
Case Sucesso: Exportações de Pão de Queijo
25/08/2017

A receita do pão de queijo da marca mineira Maricota acaba de chegar a mais um país: a Alemanha. A empresa enviou, na última semana, ao mercado alemão, o primeiro contêiner com cerca de oito toneladas do produto, que será vendido no país como marca própria de uma incorporadora e distribuidora alemã.

A expectativa da Maricota é iniciar com a exportação de três contêineres por ano e, na medida que o produto se consolidar no mercado, aumentar a produção para o país. Ao todo, a empresa investiu R$ 150 mil na expansão para Alemanha, valor que inclui os gastos com a produção e com uma certificação exigida para o setor de alimentos na Europa.

De acordo com a gerente de exportações da Maricota, Marília Espalaor, a chegada à Alemanha faz parte de uma estratégia maior da empresa de aumentar sua presença fora do Brasil, principalmente na Europa. Atualmente, a marca está presente em 18 países e as exportações representam 5% do faturamento da empresa. De acordo com a gerente, a meta da Maricota é dobrar esse número até 2020.

“O mercado interno ainda é muito forte para a Maricota, mas estamos trabalhando para que as exportações tenham uma representatividade maior no faturamento da empresa. Na Europa, além da Alemanha, estamos negociando com Portugal e Espanha”, diz. A empresa também deve encerrar, este ano, negociações com representantes do Panamá e do Uruguai, atingindo a marca de 20 países.

A expansão para Alemanha foi possível por meio da parceria com uma empresa alemã, que não teve o nome divulgado. A incorporadora e distribuidora é especializada em comercialização de produtos latino-americanos no país europeu e percebeu no pão de queijo mineiro uma boa oportunidade de negócio. Ao todo, a Maricota investiu R$ 150 mil nessa expansão. O aporte foi aplicado na primeira leva de produção, em infraestrutura e no processo de adequação à norma que é exigida para a comercialização do alimento na Europa e reconhecida mundialmente.

A gerente afirma que a Maricota está otimista com essa operação, pois o mercado alemão é aberto a novos produtos que tenham valor ligado à saudabilidade. “O alemão procura opções de alimentos saudáveis e o pão de queijo da Maricota é uma alternativa nesse sentido. É um pão saboroso, mas natural e sem glúten”, diz.

Até o momento, a empresa enviou um contêiner com aproximadamente oito toneladas no produto, mas outra carga do mesmo tamanho deve ser enviada ao país no fim deste ano. De acordo com Marília Espalaor, nesse primeiro momento, a exportação para Alemanha vai representar cerca de 1% das exportações realizadas pela Maricota atualmente. Mas a expectativa é que esse número cresça na medida em que o produto se consolide no mercado alemão. A empresa mineira tem, inclusive, interesse de levar a marca Maricota para o país.

“Em outubro estaremos na Alemanha para a Feira Anuga, que é uma das principais feiras do setor de alimentação no mundo. Vamos expor a marca da Maricota e queremos buscar novos negócios na própria Alemanha, mas também em outros países”, diz.

Fonte: Diário do Comércio

 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade
    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.
    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!