O que é CCN e por que essa sigla pode ajudar venda de carnes brasileiras no exterior
10/09/2020

O Brasil tornou-se o primeiro país do planeta a conseguir um selo CCN (carne com carbono neutro). Fruto de uma pesquisa desenvolvida desde 2012 pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o frigorífico Marfrig, a chancela pode ser um diferencial para os produtos brasileiros no exterior.

“Esse tipo de apelo no mundo corporativo é muito demandado. Um selo tem um grande apelo no mercado internacional”, explicou Roberto Giolo, pesquisador líder do projeto da Embrapa, em entrevista à ANBA (Agência de Notícias Brasil Árabe).

A Marfrig investiu cerca de R$ 10 milhões no projeto de certificação, e por isso detém por dez anos os direitos de comercialização dos produtos. A expectativa da empresa é que pelo menos 90% dos produtos com CCN sejam exportados.

Mas o que é o CCN, afinal?

Carbono zero é uma espécie de crédito. Se uma empresa emite uma quantidade específica de gases durante o processo de produção, deve tomar medidas para compensar o desequilíbrio. Isso significa que a balança de dióxido de carbono deve acabar zerada.

No caso da CCN, a chancela representa compromisso com impacto ambiental, respeito ao bem estar animal e qualidade da carne. Árvores plantadas nos pastos garantem que todo o carbono emitido, por exemplo, seja compensado. Além disso, como tendem a diminuir a temperatura do ambiente, diminuem a necessidade do gado de regular seu calor corporal.

Ao criar uma certificação sobre a emissão de dióxido de carbono em sua produção de carne, o Brasil oferece ao mercado internacional uma linha de produtos alinhados com as principais agendas ambientais do planeta atualmente.

“Ao incentivarmos a produção sustentável geramos valor para a empresa e para a cadeia de negócios”, disse Miguel Gularte, CEO da Marfrig, em material de divulgação do lançamento.

Como funciona o protocolo para obtenção de CCN

A pesquisa de Embrapa e Marfrig partiu da ideia de que gado submetido a temperaturas mais amenas (o chamado conforto térmico) ganha mais peso, gasta menos energia e pode ser abatido em menor tempo. Além disso, a presença de vegetação na região aumenta o valor nutricional do pasto.

Até o momento, apenas uma fazenda do Mato Grosso do Sul conseguiu a certificação. No entanto, a Embrapa já emitiu sete autorizações para certificadoras independentes – empresas interessadas podem fazer um curso da empresa.

CCN complementa projeto do governo brasileiro

O governo federal criou em 2009 um plano de agricultura de baixa emissão de carbono, o chamado ABC. O lançamento de uma certificação para a pecuária é uma espécie de complemento a esse projeto.

A exportação de carne foi uma das principais evoluções do Brasil durante o período de quarentena em função do novo coronavírus. Em agosto, por exemplo, o país bateu um recorde histórico de exportação de cortes bovinos, com um total de 191.141 toneladas.

Direção,
Marcus Vinicius Tatagiba.

Leia mais:

O que é ESG e por que essa sigla faz diferença no comércio exterior
Por que você deve conhecer planos de incentivo antes de vender fora do país
Você sabe o que é Comex 4.0? Por que você precisa conhecer o conceito
Porto de Santos bate recorde de movimentação. Mas o que isso diz sobre o comércio exterior?

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!