Comércio exterior deve crescer 5% em 2021
19/05/2021

As operações de comércio exterior devem crescer 5% em 2021. Os dados globais foram apresentados no último dia 18 de maio pela Maersk, líder mundial no transporte de contêineres. A empresa também prevê crescimento na movimentação de cargas nos portos brasileiros. Entre janeiro e abril, o volume de importações e exportações cresceu 9%.

O crescimento se torna ainda mais relevante tendo em vista a escassez de caixas metálicas e contêineres em todo o mundo. O problema tem como causas o fechamento de portos e o afastamento de trabalhadores dos complexos portuários e armazéns devido à pandemia da Covid-19. Além disso, houve o encalhe de um navio durante seis dias no Canal de Suez, no Egito, por onde passam 30% a 35% das caixas metálicas que chegam à América Latina.

“Tudo isso, de forma negativa, contribuiu para a situação que nós estamos, com menos equipamento disponível e menos equipamento rodando no mercado. Por isso, é importante entender a necessidade do cliente, de quanto tempo ele precisa do contêiner”, comentou Douglas Piagentini, diretor comercial da Maersk para a Costa Leste da América Latina.

Conheça nosso Curso de Graduação em Logística e trabalhe nas principais empresas de transporte de cargas

Mesmo com esse problema sendo enfrentado em diversas partes do mundo, as perspectivas são positivas para o restante de 2021. Segundo Piagentini, as exportações cresceram 6% nos primeiros quatro meses deste ano. Já as importações subiram 11% durante o mesmo período.

“Para o Brasil, espera-se que as exportações se recuperem a médio prazo, por causa da procura de produtos agrícolas e minerais”, afirmou o executivo.

Produtos com maior crescimento na exportação de janeiro a abril de 2021:

Algodão – 28%
Açúcar – 19%
Café – 18%

Produtos com maior crescimento na importação de janeiro a abril de 2021:

Bens de consumo – 28%
Produtos têxteis e de couro – 24%
Plástico e borracha – 23%
Maquinários e aparelhos eletrônicos – 23%

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!