Comércio exterior inteligente: startup coloca robôs em toda a cadeia logística
28/11/2018

Startup LogComex, de Curitiba, desenvolve tecnologias avançadas de rastreio de mercadorias, criando solução inteligente para o comércio exterior

Gerar inteligências para as empresas que atuam no comércio exterior. A solução, complexa, é a essência da startup LogComex, fundada em 2016, em Curitiba, pelo CEO Helmuth Hofstatter, Carlos Souza e Almir Neves. A LogComex trabalha com tecnologia fina que visa a melhorar os resultados de operação logística das empresas. Com tecnologias de big data, tracking e automação, a empresa desenvolveu uma solução que coleta e analisa milhares de informações em tempo real, com vistas a garantir previsibilidade da cadeia logística.

A solução é comercializada na modalidade de software como serviço (SaaS – Software as a Service). Em 2017, foi acelerada pela ACCE, maior aceleradora da América Latina, que adquiriu 10% da empresa. Agora a startup está conversando com outros fundos para uma captação série A – entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões.

Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da LogComex, a empresa coleta informações na cadeia, processando as transações e disponibilizando análises. A tecnologia faz o rastreamento da carga de importadores e exportadores em tempo real, da origem ao destino, acessando os sistemas dos fornecedores. Todo o rastreamento é processado em uma única plataforma web na nuvem, concentrando informações coletadas dos operadores logísticos e fornecedores dos clientes.

“Hoje já temos 140 clientes. O monitoramento é disponibilizado para o cliente, e são gerados relatórios de localização e status das cargas. É possível medir quantos dias a carga ficou parada em cada processo, gerando alertas para a empresa tomar alguma decisão. Os relatórios também sugerem o que a empresa pode fazer para melhorar sua logística em cada processo”, explica Helmuth.”

Aceleração de startups tributárias

Selecionada pelo programa de aceleração da Thomsom Reuters Brasil – voltado para os segmentos fiscal, tributário e de comércio exterior –, a startup curitibana LogComex poderá complementar o portfólio de soluções da Thomson Reuters. Menotti Franceschini, Diretor de Proposição de Valor para o segmento Corporativo da Thomson Reuters Brasil, diz que a solução da LogComex é complementar às da Thomson Reuters, e as duas empresas já têm diversos clientes em comum.

A prova de conceito (POC) da LogComex será integrar seu sistema de rastreamento da mercadoria ao módulo de importação da solução de comércio exterior da Thomson Reuters. Assim, as empresas que utilizam o produto terão também todas as vantagens que o software da LogComex proporciona. Em primeiro lugar, estão a automatização e aunificação das informações dos operadores da cadeia logística sobre o transporte das mercadorias, com alertas automáticos sobre eventuais atrasos e problemas.

O sistema também proporciona a unificação das informações de todo o processo em um único programa e a geração de relatórios mostrando o resultado de cada processo de importação e apontando o que pode ser melhorado a partir dos dados registrados.

Isso pode ser feito via a utilização de um modal específico para cada tipo de produto, ou promover a entrada no país em determinado porto/aeroporto que proporcione a liberação mais rápida da mercadoria. A POC poderá ainda identificar o que é preciso investir para que determinado processo seja mais rápido.

“Agora iniciaremos a fase de integração das soluções. Temos muitos clientes comuns e muitas sinergias que podem ser capturadas”, conclui Helmuth.”

FONTE: GAZETA DO POVO

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!