Como a família pode ajudar o estudante EAD
02/09/2019

No processo de estudar em casa muitas coisas podem influenciar o resultado e o comportamento da família é uma delas. 

A nova rotina de um membro da família pode ser um momento oportuno de aproximação, interatividade e um novo olhar sobre o aprendizado. É claro que todos em volta do aluno torcem pelo sucesso da empreitada.  Por isso, hoje falaremos um pouco sobre como as pessoas mais importantes da sua vida podem ajudar nessa tarefa. Confira!

Respeitar o espaço e o tempo do estudante: uma tarefa de todos

Ele está sentado na frente do computador, com seu smartphone ou tablet nas mãos. É claro que ele está disponível. Certo? Errado! A família precisa entender a nova rotina e saber que, naquele momento, é como se ele estivesse em sala de aula. E de fato ele está! Evite distrações, respeite o planejado e todo mundo sai ganhando. 

Conversas e perguntas são sempre bem-vindas, mas na hora certa

O EAD permite uma série de vantagens, mas, obviamente, exige esforço e disciplina. Uma das maneiras de ajudar o estudante é se interessando por seu aprendizado. Pergunte como está indo o curso, os desafios enfrentados, as novas descobertas. Todos nós gostamos de falar dos nossos sucessos e certamente o estudante EAD vai gostar de compartilhar o mundo novo que se apresenta à sua frente. Mas, tome cuidado para abordar esses temas fora da “aula”. Lembre-se! Ele está em casa estudando e precisa de foco. 

Vida social com a “turma”. É possível e desejável

Quem vê a rotina de um estudante EAD pode até imaginar que é uma atividade solitária. Ledo engano. As plataformas de estudo oferecem muitas atividades que podem (e devem!) ser exploradas: fóruns, grupos de estudos, encontros presenciais… É muito importante que a família estimule e incentive a participação do estudante nas atividades propostas pelo curso. O aprendizado será mais consistente e muito mais proveitoso. E mesmo fora da plataforma de estudos, a quantidade de informações e conteúdos extras que existem à disposição do aluno é  enorme! Sempre tem algo novo a se aprender. 

Respeite o “cantinho do aprendizado”

Como parte da rotina de um estudante EAD, definir um local de estudos é fundamental. A família deve reconhecer e respeitar esse espaço. Entulhar coisas ou usar para outras atividades da casa nem pensar!

O estudante precisa entrar em modo “estudo on” e a definição de um espaço específico para isso é uma boa forma. 

O fato é que a família é o principal ponto de apoio para qualquer pessoa que se lance a um novo desafio. Quando o estudante tem esse apoio suas chances de sucesso aumentam significativamente e, lá no final, todos terão um grande motivo para comemorar e saber que tudo valeu a pena: a tão sonhada formação. 

Quer encarar um novo desafio e sabe que a sua família vai dar a maior força? Vem com a gente conhecer nossos cursos 🙂 

Direção, 

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!