Como escolher uma segunda graduação?
11/11/2019

Veja se alguma destas histórias te parece familiar: um jovem entra para a faculdade, se forma, começa a trabalhar mas percebe que não se sente realizado. Ou uma pessoa que se formou numa determinada área mas nunca conseguiu trabalhar neste campo. Ou, ainda, um  profissional formado na sua área de atuação, consagrado na profissão, mas que está em busca de novos desafios.

Estas são algumas das razões que levam muitas pessoas a escolherem uma segunda graduação. Mas como fazer esta escolha de forma segura? Vamos conversar sobre isso?

Por que fazer uma segunda graduação?

Como vimos, existem várias motivações que levam uma pessoa a buscar uma nova faculdade. Em termos profissionais, dados do último levantamento realizado pelo IBGE mostram que, em média, 11% dos trabalhadores que concluíram uma graduação recebem um salário mínimo por mês. (Fonte: PNAD, IBGE 2017)

Este mesmo levantamento apontou que cerca de 35% dos trabalhadores com nível superior não recebem o piso salarial das profissões que exercem atualmente. Nestes dois casos, a razão para se escolher uma segunda graduação é a busca pela elevação na carreira, visando melhores salários e posições de trabalho.

Há, também, aqueles que se formam e não conseguem entrar no mercado de trabalho na profissão escolhida. Depois de alguns anos, esses profissionais acabam optando por fazer uma segunda graduação na área em que conseguiram desenvolver as suas carreiras.

Existem, ainda, pessoas que decidiram mudar radicalmente a vida profissional. Depois de obterem sucesso nas suas áreas de formação, encontram motivação em dar uma guinada na vida, escolhendo uma segunda graduação como forma de abordar o mercado de trabalho por uma outra perspectiva.

E para você, qual é a principal razão para buscar uma nova formação superior? Veja algumas perguntas a serem respondidas para escolher a segunda graduação:

1- Por que eu quero fazer uma segunda graduação?

Acima, citamos alguns dos motivos mais comuns pelos quais muitas pessoas buscam uma nova faculdade. Responda para si mesmo qual é a sua motivação. Encontre um propósito verdadeiro e viável, que permita estabelecer objetivos futuros.

2 – Tenho tempo e dinheiro?

Fazer uma faculdade requer uma grande disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Mesmo que você entre para uma faculdade pública, onde não terá que arcar com mensalidades, existe um custo com materiais, transporte e alimentação. Se você optar pelo EAD, terá um horário mais flexível do que um curso presencial.

3 – EAD ou presencial?

A escolha por uma segunda graduação também deve considerar se você fará a modalidade presencial ou EAD. Opte por aquela na qual você se sentir mais confortável, mais disposto a fazer e que você veja resultados.

Acesse o infográfico e descubra: como escolher a faculdade EAD ideal? 

Dicas para escolher a sua segunda graduação

Se você ainda está em dúvida sobre qual a segunda graduação que irá escolher, preparamos algumas dicas que podem auxiliar na sua opção:

  • Escolher uma faculdade que complemente a primeira:

Se você já está no mercado de trabalho, numa área próxima à da sua formação inicial, você pode escolher uma segunda graduação dentro do mesmo campo profissional. Deste modo, ela irá complementar a sua instrução profissional. A vantagem principal é que algumas matérias poderão ser eliminadas e o tempo de curso será menor.

  • Escolher uma segunda graduação que não tenha relação com a primeira:

Se você não trabalha na área da sua formação inicial ou deseja mudar completamente a sua carreira profissional, você pode escolher uma segunda graduação que não tenha relação com a primeira. O tempo de conclusão será mais longo, porém você terá no currículo áreas de conhecimento distintas, o que pode ser uma vantagem.

  • Escolher uma segunda graduação pensando no futuro

Essa dica é pra quem pensa lá na frente: vale à pena fazer uma segunda graduação se você já estiver se preparando para ingressar numa profissão do futuro, seja ela próxima ou distante da sua profissão atual. Por exemplo: você trabalha com comércio exterior e inicia uma faculdade de programação e UX design.

Conclusão

Para todos os casos, a Abracomex possui vários cursos de graduação que vão somar ao seu currículo. Conheça as modalidades e os cursos clicando aqui ou fale conosco.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!