Como ser melhor remunerado em 2020 - Abracomex
Como ser melhor remunerado em 2020
03/02/2020

Quando iniciamos um novo ano, sempre ponderamos os ganhos e acertos do anterior e idealizamos novos planos. Na maioria dos projetos dos brasileiros fica a indagação de como ser melhor remunerado em 2020. O país ainda está passando por um processo de mudança política e econômica, com novas perspectivas a longo prazo. Por esta razão, é preciso agir o quanto antes para conseguir um melhor posicionamento na carreira.

Entender a economia, o mercado de trabalho e as projeções são quesitos importantes para tomar a decisão de sua escalada profissional. Principalmente com foco no comércio exterior, as atualizações e variações em toda a economia mundial influenciam no Brasil.

Economia

Antes de compreendermos como ser melhor remunerado em 2020, é importante ter uma visão sobre a economia no país. A crise no Brasil pode ainda ser considerada um reflexo da crise global de 2008. Apesar de ter sido segurada por alguns anos, em 2014 tivemos um grande abalo político e econômico afetando o mercado.

Por conta da crise instaurada, o Brasil perdeu muita credibilidade e investidores não se sentiam mais seguros em permanecer no país. Diante das medidas tomadas para evitar o aumento da inflação, o PIB diminuiu para 3,8%. Tendo como consequência a queda de produção industrial e dos próprios salários. 

A crise provocou no Brasil graves consequências, como:

Recessão técnica – o crescimento econômico de nosso país está no negativo. Significando que a recessão interfere diretamente nas contas públicas. Uma vez que o governo tem um gasto maior comparado a sua arrecadação.

Inflaçãoo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é responsável por medir a inflação. Apresentando assim o quanto o aumento dos preços atinge as famílias com até 40 salários mínimos. Desde 2014, às variações foram gritantes: 6,41% em 2014; 10,67% em 2015; 6,29% em 2016. Com projeção para 2020 ficar em média de 3,58%.

Desempregoo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstrou um elevado crescimento da taxa de desemprego nesses anos. Atualmente, o cenário está mudando, no entanto, ainda são 11,9 milhões de pessoas em busca de uma colocação no mercado.
Desta forma, podemos identificar um período de altos e baixos e com grande instabilidade econômica em nosso país. O crescimento de nossa economia e a taxa de desemprego possui uma melhora tímida. E quando voltamos o nosso olhar para o exterior, o cenário também possui certa instabilidade.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e China desestabilizou a economia global. Tendo como uma das consequência o dólar aumentando disparadamente. Voltando o olhar para o Mercosul, um de nosso maiores parceiros comerciais, Argentina, inicia um novo governo. Fato que não está agradando o mercado em si.

No entanto, mesmo diante de um cenário tão incerto e com certa instabilidade, é preciso entender como ser melhor remunerado em 2020. 

Novas perspectivas

Apesar da crise ainda estar presente, as perspectivas são positivas. Podendo nos garantir oportunidades satisfatórias no mercado de trabalho. De acordo com um boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a expansão projetada pelo mercado é de 2,24% no PIB.

Além dessa projeção, é provável que a taxa Selic permaneça em queda, podendo chegar a 4%. A queda favorece o aumento de crédito para empresas, promovendo assim, um maior investimento. E mesmo com a queda da Selic, a previsão é que a inflação continue controlada. 

Já no mercado externo, o acordo entre Estados Unidos e China indica um aumento no investimento com maior segurança. Promovendo um crescimento global. 

A área de comércio exterior está cada vez mais propensa a prosperar em 2020. A expectativa é de medidas fiscais avançarem promovendo maior incentivo aos empresários. O governo já entendeu a importância de promover políticas de incentivo ao comércio exterior. Uma vez que a área atua diretamente no crescimento econômico do país.

Comércio exterior

Com o país se restabelecendo e novas estratégias sendo colocadas em foco, é importante saber como atuar no mercado. Mesmo com todas as boas notícias sendo anunciadas, esses cenários podem não se concretizar. Por esta razão é preciso agir de forma a garantir a sua melhor colocação e remuneração.

Antes de tudo, é preciso entender e verificar o quanto o mercado passa por transformações constantes. A globalização e a tecnologia modificam a forma de visão estratégica e de como idealizar os empreendimentos. Dentro do comércio exterior, essas mudanças são realizadas de forma ainda mais intensificadas.

Outro ponto a ser considerado refere-se ao mercado competitivo. Independente do consumo nacional ou internacional, as empresas enfrentam uma grande competitividade. Com isso, alcançar novos clientes e entender a dinâmica de consumo são fundamentais para prosperar junto às empresas. 

O comércio exterior precisa se reinventar a cada dia. De acordo com as tendências do mercado e das alterações tanto internas quanto externas. Com isso, o mercado de trabalho tem buscado profissionais com capacidade de atuar nessas nuances e com visão estratégica. 

Como ser melhor remunerado em 2020

Estabelecendo todo esse ambiente e contextualização, podemos estabelecer referências importantes para uma melhor remuneração. Para que possa garantir não só um espaço no mercado, mas aumentar os seus ganhos, é preciso:

  • Sempre estar atento às notícias de sua área de atuação. Uma ação que facilita antecipar as tendências e promover as adequações precisas;
  • Estar sempre atento às tecnologias digitais. Mesmo dentro do comércio exterior, a tecnologia movimenta muito a dinâmica de processos;
  • Manter-se qualificado. Investir nos estudos é um caminho de sucesso profissional, seja a faculdade, pós ou cursos. Importante sempre manter o aprimoramento e buscar novos conhecimentos para aplicar em sua área de desenvolvimento;
  • Sair da zona de conforto. Com um mercado acirrado, não basta ter domínio de uma habilidade e não buscar aperfeiçoando ou novas tendências. É preciso continuamente entender o mercado e buscar oportunidades inovadoras;
  • Estar atento às tendências em marketing e quanto ao comportamento de seu consumidor. O marketing deve ser parte do conhecimento e habilidades de um profissional de comércio exterior;
  • Manter-se atualizados quanto às áreas promissoras;
  • Invista em suas habilidades técnicas, como também as comportamentais, posturas que possibilitam valorização enquanto profissional;
  • Inicie ou aperfeiçoe um segundo idioma, preferencialmente o inglês. No âmbito do comércio exterior é essencial ter domínio ou fluência na língua;
  • Tenha um bom planejamento de sua carreira e saiba quais são os seus objetivos e metas. Traçando assim as ações para conquistar de forma efetiva o patamar desejado.

A melhora de sua remuneração em 2020 depende de suas prioridades. A busca por atualização e conhecimento devem ser o foco de seu planejamento. Não há como pensar em uma boa colocação no mercado, diante das perspectivas positivas, se não houver investimento. 

O comércio exterior é uma área que tende a crescer exponencialmente. Com isso, caso tenha interesse para essa vertente do mercado, é essencial aprofundar os seus conhecimentos e manter-se atualizado.

Aprimorar os seus conhecimentos ou conhecer novas vertentes do mercado de comércio exterior são possibilidades garantidas pela Abracomex. Os cursos possuem um foco direcionado e dinâmico, garantindo que os alunos melhorem o seu posicionamento no mercado.

Como podemos concluir, um dos caminhos promissores para ser melhor remunerado em 2020 é obter conhecimento. A prática do estudo é um meio importante, a Abracomex oferece cursos de excelência e em EAD. Excelente para profissionais que buscam equilíbrio entre estudos e vida profissional. Confira nossos conteúdos e cursos disponíveis clicando aqui.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.