Conheça as 10 qualidades dos profissionais de comércio exterior. Alguma delas falta para você?
28/04/2016

Quais são as características mais valorizadas na área?

Quais aptidões desenvolver para se adaptar ao mercado? Essas são algumas questões que este artigo busca responder. Logicamente que conhecimento é sempre bem-vinda.

Existem habilidades que são imprescindíveis para quem escolheu o território dos negócios internacionais. Pode ser que você já esteja no mercado ou esteja pensando em dar este grande passo em sua vida, mas ainda não possua todas as características a seguir. Se for esse o caso, acalme-se! Sempre é tempo de se aprimorar.

O grande lance do sucesso não é saber tudo, mas estar disposto a aprender, confira na ABRACOMEX quais são as profissionais mais valorizadas do mercado.

 1 – Liderança:

 

Algumas pessoas confundem “liderar” com “mandar”, mas é preciso saber que essas duas palavras têm diferentes significados. A liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função e é uma característica daqueles que estão dispostos a motivar, desenvolver e direcionar sua equipe para o sucesso.

O mercado de comércio exterior é repleto de altos e baixos. É por isso que as empresas buscam profissionais com o perfil de liderança, já que a positividade e a capacidade de tomar decisões pode ser benéfica para as situações que ocorrem em nosso dia a dia.

2 – Automotivação:

 

Quem lida com negócios internacionais, sabe dos desafios que se encontram pelo caminho. São muitos obstáculos e entraves que deverão ser resolvidos com máxima eficiência. O profissional com automotivação se manterá firme e disposto a alcançar seus objetivos, mesmo em tempos de crise. Pessoas assim se destacam por conseguirem encontrar soluções, mesmo nas situações mais complicadas.

3 – Espírito de equipe:

 

Importações e exportações são processos grandiosos, que envolvem tempo, dinheiro, riscos, documentações, cargas, dentre outras particularidades. Quem está na área, sabe que o trabalho de uma equipe é necessário para concluir os processos e alcançar resultados. Por isso é essencial que o colaborador saiba da importância da união para atingir os objetivos. Esse profissional está disposto a falar e também a ouvir, além de saber compartilhar informações e conhecimentos, agregando valor à equipe.

4 – Criatividade:

 

Criatividade é o talento para inovar, isto é, fazer o que todo mundo já faz, de uma forma completamente diferente. As empresas de comércio exterior, buscam profissionais inovadores, com uma mente aberta a ideias novas e com disposição para criar soluções logísticas e mercadológicas. Boas ideias serão sempre bem-vindas.

5 – Comunicação efetiva:

 

Em nosso mercado, se comunicar claramente é essencial, tanto para os clientes, que não têm tempo a perder, quanto internamente, para nossa equipe de trabalho. Uma comunicação clara e aberta pode ser um ótimo terreno para boas ideias além de evitar falhas nos processos. Em nosso mundo, comunicação é tudo.

6 – Capacidade de negociação:

 

Ela é uma das principais características do profissional de comércio exterior, já que a negociação com fornecedores e clientes é algo fundamental para nosso cotidiano. Esse profissional avalia os riscos e toma decisões que beneficiam todos os lados. Isso proporciona melhores resultados para todos os públicos.

7 – Adaptabilidade:

 

Quem lida com diversas culturas e hábitos diariamente, deve ter a capacidade de se adaptar. Um profissional flexível, que consegue se sair bem em qualquer situação, ganha muitos pontos na área. Para isso é essencial olhar para o outro com paciência e compreensão, levando em consideração que a realidade dele pode ser diferente da nossa.

8 – Busca por conhecimento:

 

Atualização é tudo! Sabemos que nosso mundo está em constante movimento e transformação. O profissional que lida com o mercado global, deve estar disposto a aprender cada dia mais. Por mais experiência que se tenha, atualizar os conhecimentos é sempre importante.

9 – Bom humor:

 

Como é bom trabalhar com pessoas positivas e felizes, que estão sempre animadas e conseguem enxergar o lado bom de tudo. Ser positivo é estar preparado para a vitória. Pessoas assim sempre alcançam ótimos resultados. O bom humor é importante não apenas para o comércio exterior, mas para todas as áreas.

10 – Relacionamento interpessoal:

 

Uma característica essencial para tudo. Para se relacionar bem é preciso ter inteligência emocional, isto é, não permitir que situações exteriores afetem nossa produtividade, além de buscar a verdadeira parceria dos colegas de trabalho. Saber aceitar críticas, ouvir e analisar o que não deu certo é um ótimo caminho para o crescimento pessoal.

Agora sabemos que não ter todas as qualidades acima, não representa um fracasso. O importante é exercitarmos cada uma delas durante nossa carreira. Quando temos foco, os resultados são certos

Fonte: Admintradores.com.br

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!