Conheça quais países exigem visto para brasileiros
08/12/2016

Prazo para emissão de visto pode variar de acordo com critérios determinados por cada país. É importante planejar a viagem com antecedência.

No momento de planejar a viagem para o exterior, o primeiro passo é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país de destino.

Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Entretanto, em muitos casos, é necessário planejar a solicitação e retirada do visto com antecedência, já que os prazos podem variar de acordo com critérios e exigências determinados por cada país.

Antes de embarcar, é importante certificar junto à Embaixada ou Consulado do país de destino quais os requisitos de entrada. O turista também deve verificar qual o tipo de visto (turismo, estudo ou trabalho) se enquadra ao objetivo da viagem.

Procedimentos

De acordo com a advogada Mayara Alves, realizar a tão esperada viagem aos Estados Unidos exigiu paciência e planejamento. “Há 6 anos, realizei minha primeira viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, iniciei os procedimentos para retirada do visto de turismo com 3 meses de antecedência. Foi um procedimento burocrático, no qual preenchi formulários e apresentei diversos documentos, entre eles, o orçamento da minha viagem e o tempo de estadia”, relata.

Mayara também afirmou que precisou renovar o visto após sua última viagem realizada no ano passado. “O procedimento foi feito todo on-line e o envio do passaporte, via postal. Em menos de um mês meu visto foi renovado”, ressaltou.

Exigências

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro que queira trabalhar ou estudar no país de destino viajar com o visto de turista. Neste caso, o passageiro poderá ser preso ou até mesmo deportado.

Também é importante que o turista tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-las.

Vale ressaltar que, embora alguns países não exijam visto para turistas brasileiros, a dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar.

Confira no link abaixo a lista com alguns dos países que exigem o visto de turista para brasileiros e algumas orientações para facilitar os trâmites antes e durante a viagem:

dicas-de-viagem
Fonte: www.brasil.gov.br

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!