O que podemos encontrar em uma consultoria em comércio exterior? - Abracomex
O que podemos encontrar em uma consultoria em comércio exterior?
14/02/2020

O complexo mercado voltado à exportação e importação pode demandar preocupação e análises específicas. O papel de uma consultoria em comércio exterior é ideal a partir do momento de reconhecimento da empresa dentro de seu nicho. A análise profunda desde o sistema de logística faz parte de um processo prioritário. Com o intuito de criar boas estratégias para baixar custos tanto nos desembaraços aduaneiros, como em toda a operação. Ter um consultor otimiza o desempenho de seu trabalho e garante melhor posicionamento no mercado.

Quer saber o que encontrar em uma consultoria em comércio exterior? Acompanhe este artigo!

O que é uma consultoria em comércio exterior?

É possível que a função não esteja clara para todos. Por esta razão, explicaremos um pouco sobre a responsabilidade desse profissional. O consultor tem como papel principal a orientação de empresas ou gerências quanto a execução das atividades administrativas. Logicamente, todas elas voltadas para o processo de importação e exportação.

A importância da consultoria em comércio exterior se dá pela complexa tratativa do sistema aduaneiro. As leis tributárias e aduaneiras, assim como as despesas advindas do processo, podem não estar claras para o empreendedor. É natural que surjam dúvidas nos momentos de decisão, principalmente pela questão do investimento financeiro.

Uma consultoria de qualidade e com visão estratégica facilitará não só o entendimento, como diminui os custos. Otimizando e realizando os processos de forma mais efetiva.

Por que contratar uma consultoria?

Uma consultoria em comércio exterior evita ao empreendedor, prejuízos ou transtornos que possam atrapalhar o processo. Um pequeno equívoco ou deslize durante as tratativas de importação, ou exportação podem acarretar multas ou perdas de cargas. Um atraso de um dia para saída do porto, por exemplo, acarreta penalidades provocando um prejuízo no valor final.

Para que não ocorra transtornos, ter a possibilidade de uma consultoria em comércio exterior é essencial. Pois o auxílio levantará todas as obrigações quanto às operações, assim como a legislação e carga tributária de cada país. Atuar no comércio exterior requer cuidados e conhecimentos amplos de todos os países parceiros envolvidos na operação.

A consultoria é ainda mais indicada para as empresas que estão iniciando os seus trabalhos nas operações de importação e exportação. A facilitação do trabalho é realizado por meio de:

  • Assessoria para as etapas de operação de exportação/importação;
  • Levantamento de dados e análise quanto às informações das operações;
  • Viabilidade para o procedimento burocrático;
  • Tratamento quanto à área cambial, procedimentos alfandegários e transporte;
  • Maior segurança para realização dos processos em total conformidade com a legislação;
  • Cuidados e informações quanto a documentação;
  • Visa o trâmite da carga sem transtornos entre os países da negociação;
  • Auxílio para formação de preço;
  • Desenvolvimento de plano de ação para fluxo operacional e lógico.

A partir do momento em que possui um profissional qualificado, a empresa garante benefícios importantes. Um dos grandes aspectos a ser valorizado é a vantagem frente a concorrência interna. Quando há um planejamento adequado, plano de ação efetivo e operações otimizadas, o processo é ágil e com menor custo. Colocando-se no mercado com maior autoridade.

A consultoria ainda possibilita uma visão de mercado diversificada e aprimoramento na qualidade do produto. Proporcionando às empresas menor custo operacional e, consequentemente, maior lucratividade.

O principal foco de toda a análise do serviço de um consultor está em garantir uma presença efetiva no mercado externo. No entanto, com o investimento assertivo e as garantias certas para o crescimento.

Quando procurar ou contratar uma consultoria em comércio exterior

O ideal é sempre ter um profissional qualificado junto à sua empresa. No entanto, existem momentos e pontos importantes que pedem um olhar técnico ou estratégico. Por esta razão, é importante ter um profissional capacitado para atender às necessidades que o mercado de comércio exterior cobra das empresas.

Ampliar as possibilidades de mercado é vista como uma boa opção atualmente. Frente a globalização e a concorrência acirrada, cada vez mais o mercado externo tem chamado a atenção dos empreendedores. Além disso, o incentivo e as previsões atuais é de um forte crescimento. Desta maneira, é importante já estar atento a alguns pontos.

Realizar o investimento no mercado internacional pode ser um pouco mais complexo, comparado a um mercado nacional. Demandando características específicas, como um conhecimento técnico dos sistemas aduaneiros, jurídicos e fiscais de cada país. Como também outras informações pertinentes.

Poder contar com uma consultoria em comércio exterior é a forma ideal de conseguir lidar com essas informações de forma correta. Por mais que tenham bons profissionais em sua equipe, é importante ter um olhar externo com uma visão e conhecimento específico.

Profissionais preparados e especializados

O diferencial que muitas empresas precisam para o alavancar o negócio está justamente no profissional escolhido. Somente um especialista poderá ter o olhar clínico para cada situação e mercado. Garantindo que a sua entrada em um negócio diversificado possa ser de forma satisfatória e com bons resultados.

A lei tributária, por exemplo, não é um assunto prático e fácil. Poder ter como aliado um profissional com a expertise nos assuntos específicos, proporcionam resultados rápidos. Fazendo com que o processo de tomada de decisão pelo investimento certo seja otimizado e seguro.

Planejamento das operações

Não é difícil encontrar empresas em que a equipe vai se formando no decorrer do crescimento da empresa. Como também, o planejamento vai se adaptando de acordo com a demanda e as tarefas pertinentes. No entanto, chega-se a um ponto em que não é possível avaliar e suportar a configuração.

Um dos principais papéis de uma consultoria em comércio exterior é justamente realizar o planejamento otimizado. Com o foco em ajustar as operações aduaneiras possibilitando redução de tempo e custo, além de logística eficiente.

Otimização de etapas

No entanto, não é apenas no planejamento o campo de atuação e otimização do trabalho. Como também nas etapas de todo o processo de exportação ou importação. Se identificado os pontos de melhoria, a consultoria poderá ajudar a evitar perdas de investimentos ou processos com menor eficiência.

Visão ampla e crítica

É natural que demoramos a perceber ou temos dificuldade em identificar problemas ou erros dentro de nosso ambiente. Mesmo com uma equipe preparada e de alta performance, é interessante obter um olhar de fora de toda a situação.

Uma consultoria externa terá a visão ampla e crítica que muitas empresas precisam para conseguir se colocar no mercado. Isso porque realizam seus trabalhos com uma grande variedade de empresas e processos. Identificando experiência e podendo analisar de forma precisa o funcionamento das operações. A fim de potencializar as ações e otimizar a rotina.

Demandas jurídicas

Um dos pontos importantes do processo de comércio exterior trata-se das demandas jurídicas. Por conta da complexidade e também do volume, muitas vezes o ideal é repassar a uma área específica e especializada. O tratamento das documentações será muito mais ágil e com soluções precisas.

Além disso, alguns pequenos detalhes podem ser um grande problema de resolução para a empresa. No entanto, é tratado como rotina para a consultoria. 

Conclusão

Contratar uma consultoria em comércio exterior é garantir a elevação há um patamar maior diante do mercado. Com a concorrência acirrada e uma economia instável, é importante ter a segurança para os investimentos e procedimentos corretos. Conseguir realizar as suas operações com clareza e segurança proporcionam o conforto para as decisões assertivas.

A consultoria é o canal ideal para propiciar o seu crescimento e alavancar no comércio exterior com sucesso. A Abracomex possui 15 anos de experiência no assunto, atuando em diversos segmentos do mercado. Entre em contato conosco, nós prestamos consultoria GRATUITAMENTE, é a sua oportunidade de ter um contato mais próximo com quem realmente entende do assunto!

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.