Empresa gaúcha investe na internacionalização para se expandir e conquistar mercados - Abracomex
Empresa gaúcha investe na internacionalização para se expandir e conquistar mercados
25/06/2018

Tecnologia aliada à capital humano é uma combinação que está na essência da FCC, empresa gaúcha em busca de soluções inovadoras para diferentes setores do mercado, incluindo o coureiro-calçadista. Cada vez mais, a empresa de Campo Bom/RS aposta na internacionalização para continuar expandindo neste segmento.

Considerando que a produção de calçados não cresceu nos últimos anos no Brasil, a FCC enxerga o processo de internacionalização como uma estratégia geográfica para tornar a empresa mais competitiva, levando suas tecnologias a diferentes continentes.
Para o Diretor Comercial da empresa, Marcelo Garcia, essa estratégia busca beneficiar diferentes mercados com a tecnologia brasileira de uma indústria que se diferencia pela inovação. “O nosso objetivo é levar o que já faz sucesso no Brasil para outros países, adaptando os nossos produtos em diferentes mercados que estão utilizando tecnologias anteriores àquelas desenvolvidas pela FCC”, aponta o Diretor Comercial. Outro ponto destacado por Garcia, fundamental neste processo de internacionalização, foi a capacidade da empresa de se reinventar.

“A FCC nasceu há 50 anos, fabricando componentes específicos para calçados, que hoje em dia já nem produzimos mais. Nos transformamos e atualizamos ao longo dos anos, sempre atentos e receptivos às mudanças do país e do mercado internacional, bem como das necessidades das indústrias e pessoas”, pontuou.

Foi seguindo essa estratégia e filosofia que, em 2017, a FCC inaugurou um centro de distribuição no México. A empresa viu no país uma oportunidade de levar os seus produtos para um número ainda maior de territórios, além de apostar no mercado mexicano para buscar ideias, como uma via de mão dupla. A FCC também acredita no país como um mercado promissor, com estratégia de expansão e investimento em novos negócios.  Já para este ano, a empresa prevê um investimento de R$ 20 milhões no processo de internacionalização, com a construção de uma unidade fabril em território que ainda está sendo avaliado pela empresa.

Outra novidade no calendário de 2018 da FCC é a expansão no mercado europeu. Garcia explica que a inserção da empresa no continente deve ocorrer até o final do ano, ”Inicialmente, os distribuidores da FCC atenderão o mercado português e espanhol, além de já estarem em tratativas com um distribuidor da República Tcheca”, destaca o Diretor Comercial.  A atuação da empresa nestes países ocorrerá através de distribuidores com amplo conhecimento do mercado, inclusive com o deslocamento de fornecedores chineses.

De acordo com Garcia, a FCC prevê um retorno do investimento já no segundo ano de atuação. “Nosso produto já está consolidado no ramo calçadista brasileiro e não necessita de adaptações para o mercado europeu, o que facilita esta inserção”, explica Garcia.

Atualmente, a empresa conta com 389 funcionários, que atuam em duas unidades produtivas em território brasileiro (Campo Bom/RS e Conceição do Jacuípe/BA), além da unidade no Uruguai e escritórios comerciais em São Paulo e no México.

Conheça o Curso de Formação para Analista em Comércio Exterior da Abracomex. Clique aqui e visite a página do curso.

Fonte: Comex do Brasil e informações da FCC.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade
    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.
    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!