Entenda como trabalhar no exterior legalmente - Abracomex
Entenda como trabalhar no exterior legalmente
14/01/2020

A busca por um emprego no exterior está se tornando uma realidade cada vez mais iminente. A mudança do cenário no mercado de trabalho tem sido provada pela necessidade de uma vida melhor. A procura por novas perspectivas, segurança e qualidade de vida tem motivado muitos brasileiros a romper as fronteiras e trabalhar no exterior. No entanto, é importante ponderar o quanto essa aventura precisa ser com os dois pés no chão e feita legalmente. Desta forma, é preciso compreender como trabalhar no exterior legalmente.

A migração de brasileiro tem se elevado a cada ano. De acordo com dados da Receita Federal, somente até julho de 2019 foram entregues 21.873 declarações de saída definitiva do país. Ou seja, pessoas que declararam sair do Brasil definitivamente. 

Algo muito interessante a ser levado em consideração, é a migração estar sendo feita por pessoas com maior nível de escolaridade. Estudiosos do assunto, classificam o fenômeno como a “fuga de cérebros”. Diversos países têm aberto suas portas a trabalhadores estrangeiros, até mesmo motivado por políticas públicas.

Por esta razão, antes de iniciar sua busca por um cargo, é preciso saber como trabalhar no exterior legalmente.

O que preciso para trabalhar no exterior legalmente

Existem três formas de conseguir trabalhar no exterior, seja qual for o país escolhido:

  • A empresa em que trabalha é multinacional

De todas as boas oportunidades, talvez, essa seja o caminho com maior facilidade. Estando disposto em mudar de vida, poderá anunciar aos seus superiores e Recursos Humanos o seu desejo. Desta forma, em análise ao seu perfil, poderão te realocar em outro escritório no exterior. 

  • Com uma empresa certa para a contratação

Quando pensamos em uma mudança de país, a segurança do processo deve ser ponto primordial. Para desenvolver um trabalho legalmente no país, antes de tudo você precisará de um visto de trabalho. Tendo uma empresa que já queira te contratar deixa o processo mais ágil. Desta forma, precisará entregar os documentos, de acordo com a solicitação de cada país, para a retirada do visto.

  • Com a cara e a coragem

Essa é uma opção muito contada nas histórias em que ouvimos. Pessoas decididas a largar tudo, entram como turistas e permanecem no país em busca de trabalho. Posteriormente, solicitando um visto de trabalho. 

Não é o melhor caminho por alguns motivos. Primeiro a questão da ilegalidade no país, dificultando o processo do visto correto. Além disso, boas empresas têm dedicado atenção aos estrangeiros de forma legal. Desta forma, pode correr o risco de ficar com empregos fora de sua área ou planejamento.

Mercado de trabalho no exterior

Há países em que incentivam ou possuem maior flexibilidade em suas políticas para contratação de estrangeiros. As leis permitem uma flexibilização tanto para trabalhos temporários como também para os fixos. Dentre os países que mais contratam, podemos colocar: Austrália, Canadá, Alemanha, Espanha, Irlanda, Portugal e Nova Zelândia.

No entanto, não são apenas nesses países citados que poderão encontrar boas oportunidades. Apesar de hoje possuir uma política um pouco mais restritiva, mas os Estados Unidos também é uma opção. Assim como muitos outros países da Europa.

As empresas buscam estrangeiros para posições em que sentem falta no mercado de trabalho. Áreas como TI, saúde e engenharia, geralmente são muito procuradas pelas empresas. Em 2019, pudemos verificar uma expansão de vagas destinadas a brasileiros. Podendo ser encontradas oportunidades desde analista em call center até gerente de projetos.

A principal vantagem em poder se candidatar a uma vaga estando em solo brasileiro, é justamente a questão da legalidade. Nenhuma das empresas anunciantes de oportunidades aos estrangeiros fará o processo de forma ilegal. Muito pelo contrário, há inclusive estímulo e motivação dos próprios governos para a mudança do cenário de contratação.

Sendo assim, saber como trabalhar no exterior legalmente pode aumentar muito suas chances de mudança profissional.

Documentos para trabalhar no exterior

Antes de embarcar em qualquer possibilidade para a realização de seu sonho, é preciso separar e providenciar a documentação necessária. Precisará, de forma inicial, providenciar documentos para o visto de trabalho, diplomas e certificados. O planejamento pode durar até alguns meses, mas temos que levar em conta a proporção da mudança.

Ao se candidatar em uma empresa, você passará por uma entrevista, geralmente via Skype. Uma vez que tenham interesse e intenção em sua contratação, irão enviar o contrato. Um dos documentos mais importantes para a retirada do visto de trabalho. 

Não há como elencar todos os documentos a serem providenciados, pois cada país possui as suas próprias exigências. Por esta razão, é essencial a pesquisa e estudo da lei do país em que estará se direcionando. Em alguns casos, contratar uma agência pode facilitar o processo e evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Outro cuidado e atenção a ser verificado é quanto aos diplomas e certificações. As empresas podem solicitar desde testes de proficiência na língua nativa, como também a validação de seu diploma no país. Por esta razão, é importante ter um dinheiro reservado para os possíveis gastos para regularizar essa situação.

Obviamente, para as pessoas que possuem cidadania europeia ou americana, o processo é muito mais simplificado e de fácil acesso.

Como encontrar uma vaga de trabalho no exterior

A partir do momento em que você entende a importância em saber como trabalhar no exterior legalmente, inicia o processo de busca. Caso já trabalhe em uma empresa internacional ou multinacional a escalada é mais rápida. Caso contrário, deverá encontrar os caminhos para conseguir uma boa vaga no país desejado.

Currículo

Um bom começo é elaborar o seu currículo, inserindo as informações relevantes e habilidades. Não preciso mencionar o fato de que todos os dados devem ser totalmente verdadeiros, certo? Busque sempre pela clareza e objetividade.

Treine entrevistas

Mesmo ainda não tendo uma entrevista marcada é sempre bom já iniciar o treinamento. Isso fará com que você se sinta mais confiante. Lembre-se que as entrevistas podem ser em inglês, caso o país não tenha fluência em português. Outro ponto importante é: nunca minta durante uma entrevista. Cedo ou tarde você será testado e isso fará com que perca uma boa chance de emprego.

Perfil do LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma muito utilizada para as conexões profissionais, podendo ser um excelente degrau. Disponibilize o seu currículo em outros idiomas e conecte-se com empresas que almeja uma vaga.

Pesquise as vagas

Antes mesmo de iniciar o envio de seus currículos, é viável pesquisar as vagas e suas exigências. Poderá perceber que alguns quesitos ainda estão faltando em seu currículo, podendo assim se adequar melhor a vaga. Como por exemplo, a necessidade de uma especialização ou curso.

É importante destacar que, em muitas das vagas, não são destinadas apenas para estrangeiros. Ou seja, você provavelmente concorrerá com as populações locais, que não precisarão de comprovações extras ou vistos. Desta forma, o seu currículo deve chegar o mais próximo da excelência possível. 

Sites

Existem diversos sites que disponibilizam as vagas de emprego para estrangeiros. Sabendo o seu país de preferência, poderá navegar entre as opções e enviar o seu currículo. Alguns exemplos de sites são:

Outra forma é entrar em contato diretamente com as empresas, em seus sites ou canais de atendimento. 

Esteja preparado antes de qualquer interação com as empresas, esse é um passo importante. Treine o seu inglês constantemente, estude a cultura local e a forma de trabalho de cada país. São aspectos importantes a serem considerados antes de iniciar o processo.

Entender a importância de como trabalhar no exterior legalmente é essencial para sua carreira profissional. Uma mudança de país eleva muito o seu currículo e possibilita novas grandes oportunidades. 

Quer saber ainda mais sobre uma carreira internacional? Aprenda muito mais nessa sequencia de vídeos totalmente gratuitos!

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.