Exportação de automóveis sobe 116% em janeiro
12/02/2016

Alta na exportação de automóveis para o exterior foi impulsionada por acordos bilaterais com países latinoamericanos, como México e Colômbia

As exportações de veículos iniciaram o ano com um salto de 116% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado, informou, nesta segunda-feira (1), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Em volume, o Brasil vendeu no exterior 29 mil unidades de veículos. O número é mais do que o dobro dos 14,7 mil automóveis exportados em janeiro do ano passado.

A disparada nas vendas, logo no primeiro mês de 2016, deve-se, entre outros fatores, a recentes acordos automotivos internacionais negociados pelo Brasil.

Ao comentar esse desempenho, o diretor de Estatística e de Apoio às Exportações do Mdic, Herlon Brandão, citou o acordo firmado com Colômbia e a renovação dos acordos automotivos com a Argentina e o México.

Segundo ele, as exportações de veículos do Brasil em janeiro subiram 400% para a Colômbia, primeiro mês de vigência do acordo automotivo.

Para a Argentina, as exportações de automóveis aumentaram 164%, e para o México,101%.

A perspectiva para o restante do ano é de permanência dessa boa performance. “O setor automotivo no Brasil espera por aumento da exportação de veículos em 2016”, comentou o diretor.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Infográfico - Balança comercial/Jan-16 - 02.02
Fonte – Governo Federal

Assine nossa newsletter!