Exportações gaúchas registram maior crescimento no mês de março em 22 anos
18/04/2018

Volume total exportado no mês passado representa 1,5 bilhão de dólares. Soja, tabaco, papel e celulose foram os destaques das exportações gaúchas.

As exportações do Rio Grande do Sul registraram um recorde histórico no mês de março, com o maior índice de crescimento em 22 anos. A alta nas vendas para outros países foi de 19% na comparação com março do ano passado, conforme números divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A soja foi uma das principais responsáveis por esse aumento nas exportações, com crescimento de 45,7% nas vendas. Entre os produtos industrializados, destaque para o tabaco, cujo aumento foi de 103,6%, e papel e celulose, com alta de 564,7%.

O economista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) Alfredo Meneghetti Neto destaca a importância da entrada desses recursos no estado para movimentar a economia.

“Os exportadores de várias pautas no Rio Grande do Sul, ao receber os dólares, eles vão pagar seus funcionários, insumos, pagar indústrias que entregaram pra eles esses produtos. As indústrias, ao receber mais dinheiro, também estão provocando outros efeitos na economia. Todo mundo ganha”, afirma.

No acumulado do trimestre, as exportações chegaram a 5,8 bilhões de dólares, o que representa 75,6% de aumento. Essa alta foi puxada pela venda de uma plataforma de petróleo, em Rio Grande.

Esse valor é o mais alto para o mês para março em toda a série histórica da pesquisa da Fiergs, que começou em 1996.

Conheça o Curso de Formação para Analista em Comércio Exterior da Abracomex. Clique aqui e visite a página do curso.

Fonte: G1 Rio Grande do Sul

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!