Governo Federal Lança Incentivo Para Capacitação Profissional
18/05/2016

No dia 13 de maio foi lançado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica (NUPIN/IAG–PUC-Rio).

O objetivo do Projeto é capacitar empresas para a exportação. O lançamento aconteceu durante um evento que reuniu representantes de órgãos com atuação nacional e estadual que trabalham para promover as exportações de produtos e serviços produzidos por empresas do Rio de Janeiro.

Conheça quais são as áreas com maior demanda por profissionais qualificados. https://abracomex.org/formacao/

O PEIEX vai atender, ao longo dos próximos dois anos, 230 empresas cariocas de setores como tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás, gema e joias, economia criativa, energia elétrica, construção civil, alimentos e bebidas, têxtil e moda, máquinas e equipamentos e cosméticos e higiene pessoal. O Investimento é de R$ 1,7 milhão, sendo 70% do valor aportado pela Apex-Brasil e 30% pela Nupin/IAG. As empresas terão acesso a diagnóstico de produtos e serviços, gratuitamente, a fim de apresentar soluções para a melhoria de seu desempenho competitivo.

Na fase de diagnóstico, o empresário recebe um relatório que identifica pontos positivos na linha de produção da empresa e, também, problemas em áreas que necessitam de aprimoramento. Posteriormente, o PEIEX promove a implementação das melhorias necessárias.

Uma vez habilitadas, as empresas passam para uma segunda fase, podendo ser atendidas no âmbito dos Projetos Setoriais que a Apex-Brasil executa em parceria com entidades representativas de mais de 80 setores da economia brasileira.

A coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil, Adriana Rodrigues, destaca o importante papel da Agência no apoio dado às empresas para que acessem mercado externos: “Durante um ano e meio, extensionistas vão até as empresas para avaliar processos e desenvolver soluções para fortalecer o negócio para que aquele empreendedor consiga alcançar novos mercados”. Ela elenca outros instrumentos oferecidos pela Apex-Brasil, como projetos de inovação e design e o programa de sustentabilidade que auxilia micro e pequenas empresas com soluções inovadoras para exportar. “A Agência tem uma atuação marcante com empresas de diferentes partes, passando das grandes até as startups”, observa.

Entre as ações a serem implementadas no estado, em apoio ao empresário que deseje participar do comércio exterior, há o Encontro de Negócios Brasil-França da FIRJAN, o Curso sobre Barreiras Técnicas do INMETRO, Palestra Exportafácil dos Correios, Curso de Pagamentos Internacionais da FUNCEX, Pesquisa de mercado e videoconferência com os Setores de Promoção Comercial do Ministério dos Relações Exteriores, o Curso de exportação para empresário de pequeno porte do Ministério da Indústria e Comércio e Serviços, a Oficina SEBRAETEC do SEBRAE.

O Rio de Janeiro conta com o Comitê Gestor do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), composto pela AEB, ACRio, Banco do Brasil, BNDES, CAIXA, Correios, FIRJAN, FUNCEX, INMETRO, Instituto NUPIN/PUC, SEBRAE, SENAC e Governo do Rio de Janeiro (Secretaria do Desenvolvimento e Casa Civil), e é responsável por monitorar o desempenho do programa com as empresas estaduais.

Fonte Apex Brasil

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!