Incoterms 2020: principais atualizações
28/11/2019

Foi lançada, no último dia 10 de setembro, a versão 2020 dos Incoterms. Inicialmente em inglês, a nova versão deverá chegar em português para o Brasil, em breve, de acordo com a ICC – International Chamber of Commerce.

Antes de falarmos sobre estas atualizações, vamos explicar o que são Incoterms. Os Incoterms (International Commercial Terms) ou Termos Internacionais de Comércio, nasceram no começo do século XX para regulamentar, inicialmente, os transportes por vias marítimas e terrestres. Em 1976, eles chegaram, também, ao transporte aéreo.

Nas décadas de 1980 e 1990, estes termos internacionais sofreram evoluções, incluindo questões relativas a transportes intermodais entre outras, passando a contabilizar um total de 13 termos a serem seguidos em todas as partes do mundo.

As principais atualizações dos Incoterms 2020:

1 –  A nova versão dos Incoterms 2020 amplia os níveis de cobertura de seguro para operações em Cost Insurance and Freight (CIF) e Carriage and Insurance Paid To (CIP).

2 – Inclui, de forma oficial, os acordos para transportes realizados com veículos e meios próprios no FCA, DAP, DPU e DDP.

3 – Mudança do Intercom Delivered at Terminal de DAT para DPU.

4 – Inclusão de requisitos mínimos de segurança nas obrigações e nos custos de transporte por quaisquer meios.

5 – Notifica a necessidade do mercado sobre os Bills of Lading (BL) com a notação on-board e com a regra Incoterms de Free Carrier (FCA).

 Importante registrar: para o transporte de mercadorias para qualquer outro país é exigido um documento conhecido como conhecimento de embarque (Bill of Lading para transporte marítim; Airway Bill para transporte aéreo; CRT para rodoviário; e TIF para Férreo).

De modo geral, estas mudanças têm como principais objetivos a elevação da segurança nas operações de transportes internacionais. 

Sobre isso, o Secretário-Geral da ICC John W.H. Denton afirma: “As regras do Incoterms 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando anualmente trilhões de dólares no comércio global. Como ajudam os importadores e exportadores de todo o mundo a entender suas responsabilidades e evitar mal-entendidos dispendiosos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas e ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global.” 

Fique ligado em nossas redes sociais e blog para não perder nenhuma atualização importante do nosso setor! Fique por dentro da Abracomex. Temos cursos nas diversas áreas do mercado internacional para te deixar prontinho para os desafios. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!