Indústria brasileira investe para retomada das exportações
06/06/2016

As contratações de trabalhadores temporários anunciadas nas últimas semanas por quatro montadoras, para reforçar a produção de carros voltada às exportações, é um sinal de que o comércio exterior pode amenizar parte dos efeitos da crise atual no mercado interno.

 

De janeiro a abril, quantidade exportada aumentou quase 15% na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para têxteis, veículos e máquinas, a desvalorização do real também contribui deixando os produtos mais competitivos no exterior.
Embora alguns movimentos sejam pontuais, há indicadores mostrando que as empresas brasileiras iniciam uma recuperação no cenário internacional. Dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) apontam que a quantidade exportada da indústria de transformação cresceu 14,7% entre janeiro e abril ante o mesmo período de 2015.
As principais altas foram em produtos têxteis (27%), veículos automotores (18%) e máquinas e equipamentos (17%). “O câmbio no nível que está é mais favorável e está sendo positivo para as exportações”, diz André Leone Mitidieri, economista da Funcex Caso de Sucesso: Na empresa 2Rios Lingerie, a venda de peças para o exterior cresceu 65% de janeiro a maio. “Quando o real estava valorizado, muitas vezes sacrificamos a nossa margem para nos manter em alguns mercados internacionais. Hoje, estamos conseguindo melhores resultados”, afirma Matheus Fagundes, presidente da empresa.

A 2Rios exporta há 13 anos e tem como principal mercado os países da América do Sul. No projeto de internacionalização da empresa está a criação de um e-commerce exclusivo para os consumidores dos Estados Unidos no segundo semestre. No ano que vem, a expectativa é inaugurar a primeira loja física fora do Brasil.

Fonte: MDIC / ESTADAO

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!