Lista de apps para quem trabalha com comércio exterior
12/12/2019

A transformação digital vem modificando diversos processos no gerenciamento de negócios, independente do ramo de atuação. Na área do Comércio Exterior, esse cenário não é diferente. O uso estratégico da tecnologia pode otimizar processos, facilitar negociações e potencializar resultados. Nesse sentido, a definição e escolha de quais ferramentas digitais podem ser interessantes para seus negócios internacionais deve se pautar no seguinte questionamento: como posso otimizar os processos da minha empresa, potencializando tempo e talento humano e maximizando resultados? 

Os aplicativos são uma ótima escolha: podem ser acessados pelo celular de qualquer lugar e a qualquer tempo, tem excelente custo-benefício, além de ser customizáveis em alguns casos. São uma forma rápida e objetiva de acessar informações que agilizam negociações dentro da área de Comércio Exterior. Pensando em tudo isso, listamos alguns dos principais apps que vão te ajudar em seus negócios internacionais, todos acessíveis tanto pelo sistema iOS como Android. Anota aí!

Dicas de apps para fazer negócios internacionais

1- Importador

O aplicativo Importador é desenvolvido pela Receita Federal do Brasil e destinado a todos os interessados em processos de importação de mercadorias – importadores, despachantes aduaneiros, agentes de carga, entre outros.

Permite de forma simples e ágil o acesso e monitoramento de uma série de informações referentes à importação, tais como:

  • Consultar informações básicas sobre o Conhecimento de Carga e sobre a Declaração de Importação.
  • Simular a importação de uma mercadoria, calculando os impostos devidos e informando o tratamento administrativo necessário à importação.
  • Acessar a tabela de NCM (Nomenclatura Comercial do Mercosul) através de pesquisa por código, descrição ou estrutura e visualizar as alíquotas, as medidas compensatórias e o tratamento administrativo de cada produto consultado.

O aplicativo é gratuito. 

2- Smart Traveler

O Smart Traveler é um aplicativo oficial do Departamento de Estado americano (EUA) que promove o acesso a diversas informações a respeito do país, incluindo mapas bem detalhados, locais das embaixadas dos EUA e outras informações relevantes. 

3- UPS TradeAbility

Esse aplicativo é estratégico para esclarecer dúvidas sobre o envio de produtos para o exterior. O UPS TradeAbility calcula custos estimados, rastreia o envio de produtos, acompanha modificações na legislação e regulamentos internacionais.

4- XE Currency

O XE Currency é conhecido como o aplicativo mais confiável para informar taxas de câmbio de todo o mundo. Com ele,  é possível comparar preços e ter a certeza de realizar a melhor transação possível com as taxas pesquisadas no dia. 

O aplicativo é gratuito e oferece:

  • Acesso a taxas em tempo real de todas as moedas do mundo;
  • Gráficos com históricos dos últimos 10 anos;
  • Análise de mercado, destacando as notícias diárias sobre moedas;
  • Personalização da frequência de atualização das taxas.

5- Evernote

O Evernote pode ser utilizado em diversos segmentos de negócios e também  no Comércio Exterior. Sua principal função é gerenciar os processos de uma empresa, organizando e sincronizando todas as informações nele armazenadas – desde ideias de negócio a notas fiscais, passagens aéreas, reservas de hotéis, reuniões, entre outros. As informações armazenadas no aplicativo podem ser utilizadas tanto para uso próprio como compartilhadas com outras pessoas.

O Evernote possui os planos Basic (gratuito), Plus (40 Reais por ano), Premium (80 Reais por ano) e Business (24 Reais por usuário e por mês).

Além de potencializar seus negócios através de aplicativos e sistemas móveis, as tecnologias digitais propiciam também formas de elevar a sua qualificação profissional para atuar no segmento. A Abracomex oferece diversos cursos na área de Comércio Exterior, todos 100% online, alinhados às demandas de flexibilidade e mobilidade dos nossos dias. Vem com a gente, conheça nossos cursos e potencialize ainda mais os resultados da sua empresa. Quer tirar todas as suas dúvidas? É só chamar pelo Whatsapp. 😉

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!