Metas para 2020: o que você espera com a chegada de um novo ano?
02/12/2019

A nossa vida é feita de vários ciclos e sempre que um ano se aproxima do fim bate aquela necessidade de repensar e avaliar tudo o que passou, além do que pode ser melhor em um novo começo. É o momento de pensar nos desejos para o  ano que está vindo, naquilo que se pretende alcançar ou que se quer deixar para trás. Dá vontade de sair criando listas para tudo: metas para a saúde, para a vida pessoal e, claro, para a vida profissional. Escrever resoluções, rascunhar planos e definir objetivos. A sensação que temos é de que ganhamos uma nova chance de realizar os projetos que ficaram de lado. E é bem isso mesmo. 

Mas, por que nem sempre alcançamos êxito nas metas que traçamos para um novo ano? Por que é tão comum olhar para aquela listinha que parecia possível no início e ver que pouca coisa de fato aconteceu? É fato que todos nós temos muitos objetivos para as nossas vidas, talvez o que esteja faltando seja traçar com clareza as metas para alcançá-los. 

Portanto, antes que você comece a criar suas listas para um novo ano, a gente quer te ajudar a entender melhor os seus propósitos e traçar metas realmente possíveis de serem realizadas. 

1 – Como estabelecer metas? 

A primeira lição é: estabeleça metas reais. O que isso quer dizer? Não adianta você prometer que vai parar de vez de acessar as redes sociais para focar nos estudos. Estipule dias e/ou horários da semana para que isso aconteça, assim, a meta se torna mais palpável e você tem mais chances de realizá-la. 

As metas precisam ser:

  • Realistas;
  • Precisas;
  • Com real importância para a sua vida;
  • Alinhadas às suas prioridades e estilo de vida.

2 – Dê um prazo para as suas metas

Se a gente imagina um ano inteiro pela frente para que as metas sejam cumpridas, a tendência é deixar acumular tudo para o final. É assim que você se embola e, obviamente, se frustra, pois vai chegando o fim do ano e você percebe que pouca coisa foi de fato concluída.

Portanto, é muito importante delimitar prazos específicos para que cada meta seja atingida. Suas metas podem ser de curto, médio e longo prazo.

  • Curto prazo: objetivos mais simples e que podem ter uma periodicidade semanal/mensal, como por exemplo, encontrar mais os amigos ou praticar atividade física; 
  • Médio prazo: relacionados a um hábito que você deseje mudar – mais tempo dedicado aos estudos, diminuição no consumo de álcool;
  • Longo prazo: objetivos que demandam tempo e organização – compra de uma casa, ingresso em um curso de graduação.

3 – Defina metas para as diferentes áreas da sua vida

A nossa vida acontece em muitos âmbitos e todos precisam estar plenamente satisfeitos para que nos sintamos encorajados e dispostos a alcançar novas conquistas. Assim, ao traçar suas metas para 2020, pense nas diversas características  que impactam em quem você é hoje e organize seus planos com base nelas. 

Suas metas podem ser:

  • Pessoais;
  • Profissionais;
  • Sociais;
  • Financeiras;
  • De saúde. 

4 – Metas profissionais para 2020

Focaremos aqui em suas metas profissionais: qual o caminho para alcançá-las? 

Em primeiro lugar, pense em como está a sua vida profissional hoje. Pode ser que você esteja muito satisfeito, mas também é possível que você não veja mais sentido no seu trabalho e não se sinta realizado. 

Como meta para 2020, busque uma maneira de alcançar a satisfação na sua  carreira, o que pode ocorrer de várias formas: seja com uma nova formação, uma segunda graduação ou uma nova oportunidade profissional. Avalie suas habilidades e paixões de modo a encontrar um novo sentido para o seu trabalho. 

Um novo 2020 na prática 

Agora é realmente aquele momento de sentar na frente do computador, celular ou do bom e velho bloquinho de papel e traçar os planos para alcançar as mudanças que você deseja na sua carreira. 

Siga esses passos: 

  1. Faça uma tabela com 4 colunas.
  2. Na 1ª coluna, escreva o que você tem como OBJETIVOS;
  3. Na 2ª coluna escreva o motivo, ou seja, POR QUE você quer realizar cada um desses objetivos? Assim você não perderá de vista a importância daquele objetivo para a sua carreira.
  4. A 3ª coluna é bem prática: O QUE você precisa fazer para alcançar o objetivo traçado.
  5. Por fim, escreva na 4ª coluna QUAL HABILIDADE você precisa desenvolver para que a 3ª coluna se realize. 

Você pode ter muitos objetivos para a sua carreira profissional. Traçando esse mapa, fica mais fácil entender os caminhos para realizá-los.

Será que o que você deseja é ir em busca de uma carreira no exterior? Ou o passo necessário agora é definir qual a graduação certa para você? Pode ser ainda que você não possa realizar grandes mudanças na sua rotina profissional neste momento, mas precise de uma maior qualificação para alçar novos voos. Nesse caso, uma faculdade ou MBA à distância (EAD) pode ser a meta mais viável e realista para o seu 2020. A Abracomex é uma referência no ensino à distância e conta com cursos de alto nível para graduação, MBA e formação em diversas áreas. 

Se quiser mais informações, acesse o nosso site ou baixe o nosso e-book sobre 

Como escolher a Faculdade EAD ideal e tome a melhor decisão para a sua carreira em 2020. 

Direção,  

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!