Mídias digitais: como prospectar fornecedores estrangeiros - Abracomex

Clique Aqui! Fale Conosco Agora.

Mídias digitais: como prospectar fornecedores estrangeiros
13/09/2018

No Comércio Exterior, fóruns e sites especializados são formas interessantes de prospectar fornecedores estrangeiros.

Desde a propagação da internet é crescente o uso das mídias digitais para os negócios, com o principal objetivo de marcas aumentarem suas vendas. Mas, para além da conversão, o relacionamento com públicos de interesse também é uma vantagem que a rede oferece para o mundo empresarial.

Em um mercado extremamente competitivo e dinâmico como o comércio exterior, por exemplo, o uso das mídias online é encontrado nos novos sistemas integrados, como o blockchain, que vêm inovando o setor. Mas, fugindo das ferramentas altamente tecnológicas, a utilização da rede para prospecção de fornecedores estrangeiros também é uma prática que está se tornando cada vez mais comum, reduzindo tempo, custo e possibilitando que você encontre um bom fornecedor do conforto do seu escritório.

De forma prática, a busca em fóruns, sites especializados e sites de outros países, que em alguns casos são ligados ao governo, são interessantes pontos de contato para as primeiras interações com fornecedores. Uma vez identificados os vários possíveis fornecedores para determinado produto, a etapa seguinte é intensificar os contatos, entrar no mundo off-line, se necessário pedir amostras, e selecionar aqueles em melhores condições de atender a sua demanda.

Sabemos que o processo de prospecção de fornecedor já é complexo. Mas, o fato das compras acontecerem em outros países, com vários atores envolvidos, como transportadoras locais, internacionais, aduanas e despachantes, o torna ainda mais minucioso. Por isso, as mídias digitais funcionam também como uma ferramenta de relacionamento, unindo os principais interessados, importador e exportador, para trabalharem em conjunto reduzindo o índice de erros.

Intermediários ou fabricantes

É importante sempre estar atento aos contatos online, pois em alguns mercados estrangeiros, enquanto procuramos o fornecedor certo, muitos intermediários (distribuidores ou trading companies) se apresentam como os próprios fabricantes. Dependendo do tipo de produto e da quantidade, a única alternativa será negociar com o intermediário, mas antes de fechar qualquer negócio, indicamos que você se certifique da possibilidade de negociar diretamente com o fabricante, para reduzir custos de distribuição.

Para essa e outras dicas, assista a aula online gratuita da Abracomex sobre Prospecção de Fornecedores Estrangeiros nas Mídias Digitais.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Assine nossa newsletter!