O profissional de comércio exterior diante dos desafios para a economia brasileira
05/12/2018

Todos sabemos que, em função dos extraordinários avanços tecnológicos alcançados pela humanidade nas últimas décadas, com destaque para as novas tecnologias de informação e conhecimento, vivemos um tempo marcado pela abundância de informações e pela democratização no acesso a elas. No Brasil, já temos mais aparelhos celulares (smartphones) que pessoas e o acesso à internet por banda larga é cada vez mais abrangente. Entretanto, ainda temos um grande desafio a superar que é o da educação e, mais especificamente, o da capacitação profissional.

Uma boa formação profissional requer cada vez mais a capacidade de interpretar dados e informações.

Mas como saber encontrar e selecionar, num mundo de informações, aquelas que são realmente importantes para a realização de uma determinada tarefa? E como interpretar os inúmeros dados resultantes de uma simples pesquisa num aplicativo de buscas na internet?

Alguns estudiosos estão afirmando que precisamos de uma nova “alfabetização científico-tecnológica” que nos habilite a interpretar criticamente dados, analisando-os e se apropriando adequadamente das melhores informações.

Para o profissional de comércio exterior, um exemplo disso são as pesquisas sobre novos mercados que são ferramentas importantes para a prospecção de novos clientes e realização de negócios. É fundamental conhecer o que outros mercados demandam. O que eles não produzem e nós sim. Quem são nossos principais competidores? Quais são nossas vantagens comparativas?

O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas ocupa apenas a 27ª posição no ranking de comércio exterior da OMC (Organização Mundial do Comércio), com participação de 1,2% do comércio mundial. Ela poderia ser bem maior!

É consensual entre CEO´s, diretores e demais profissionais tomadores de decisão na área de comércio exterior a afirmação de que um diferencial importante para o ingresso de jovens na área é a curiosidade e a capacidade de interpretar dados, transformando-os em oportunidades de negócios.

Cursos voltados à formação em comércio exterior são percebidos cada vez mais como fundamentais para a capacitação de profissionais que assim poderão contribuir efetivamente para a melhora do desempenho do comércio brasileiro.

Os melhores cursos de Comércio Exterior reúnem uma série de disciplinas que articulam e estimulam conhecimentos teóricos e práticos, voltados para a resolução de problemas e identificação  de oportunidades de negócios no mundo. A compreensão da realidade internacional é necessária num mundo em que as economias estão cada vez mais globalizadas e interdependentes, e onde as culturas preservam suas especificidades.

São inúmeras as oportunidades para a expansão da participação do Brasil no comércio mundial. A sinergia entre empresas, governo, instituições de ensino e sociedade será cada vez melhor e eficiente se o desafio da educação e capacitação profissional for encarado como ação estratégica.

Aos jovens, está posto o desafio de aproveitar de forma inteligente e responsável este tempo marcado pelo extraordinário avanço tecnológico e democratização do acesso à informação, dando o verdadeiro sentido para o que chamamos, hoje, de Era do Conhecimento.

Por esses motivos você não pode deixar de conhecer o Programa de Startup Importação da Abracomex, que vai te ensinar o passo-a-passo de como iniciar o seu próprio negócio na importação. Clique aqui e acesse a página do Programa.

FONTE: SURGIU.COM.BR

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!