O que “O Rei Leão” nos ensina sobre o sucesso na carreira profissional
01/08/2019

Um dos lançamentos mais aguardados de 2019, o filme Rei Leão, da Disney, é sucesso e já bate recordes de bilheteria. Seja você alguém que conheceu a animação original lá atrás e guarda lindas memórias ou uma pessoa que só agora teve contato com Simba, Mufasa, Scar e companhia,  é inegável que o filme é recheado de muita emoção e grandes aprendizados. 

Mas será que no mundo corporativo e profissional, o filme tem algo a ensinar? Se você prestar atenção, certamente vai perceber que sim. Por isso, resolvemos te dar uma ajudinha e listar aqui 05 aprendizados que o filme nos proporciona. Vamos lá?  

Seu passado é um grande professor

“O passado pode doer, mas, do jeito que eu vejo, você pode fugir dele… ou aprender com ele.” 

A frase clássica de Rafiki é um lembrete de que uma de nossas maiores fontes de conhecimento pode ser nossa própria história. Na vida e no mundo corporativo, as lições aprendidas são valiosas para nossas escolhas. Aprender com os erros é prova de sabedoria. 

A vida é um grande ciclo

Uma das coisas mais marcantes de o Rei Leão, é a música “o ciclo sem fim”. Desde as primeiras cenas, já nos acostumamos a entender a grandiosidade da vida e de tudo o que nos cerca. Precisamos entender que tudo à nossa volta é um ciclo: tem início, meio e fim. Às vezes, insistimos num relacionamento ou num emprego que não trazem mais a felicidade que buscamos.E nessa hora é preciso ter maturidade e reconhecer que , talvez, é preciso iniciar um novo ciclo, uma nova jornada. 

Conhecimento é importante, mas a decisão de como usá-lo sempre será sua

Depois de adulto, ao encontrar Nala, Simba é confrontado com seu passado e “chamado” a assumir seu lugar de Rei. Quando isso acontece, embora todas as evidências apontem para que ele faça isso, ele refuta. Porém, quando ele finalmente entende seu destino, Simba retoma aquilo que é seu. 

 Na vida corporativa é a mesma coisa. Você pode crescer, buscar conhecimentos, mentorias. Mas a decisão sobre “ o que” fazer com todo esse conhecimento é unicamente sua. De que adianta conhecimento que não é colocado em prática? 

Honre aqueles que vieram antes de você 

Muitas vezes, quando jovem, Simba ignorava totalmente tudo aquilo que lhe era ensinado. Quantas vezes vemos em nosso dia a dia aquele jovem promissor que acredita que tudo o que foi feito antes deve ser ignorado? 

A inovação deve ser incentivada, é claro, mas não se pode esquecer o que foi feito para que a empresa chegasse até ali.    

Esteja preparado para os desafios que virão

Não se esqueça que antes de voltar ao reino e assumir o posto de rei, Simba passou por muitas experiências, errou, aprendeu, agregou conhecimentos, amadureceu e teve mentores importantes pelo caminho. Só assim pôde assumir tudo o que se esperava dele. Estar preparado para encarar os desafios é fundamental e sua formação acadêmica é peça chave nesse processo. 

Rei Leão é um clássico da animação que até hoje encanta gerações e nos traz muitas lições positivas. Assim como Simba, encare os desafios,  aprimore seus conhecimentos e amplie seu campo de visão. A gente te ajuda nesse caminho! Dê uma olhada em nossos cursos. Esperamos por você!

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!