OMC apresenta ações para aumento de produção e exportação de vacinas contra Covid-19 - Abracomex
OMC apresenta ações para aumento de produção e exportação de vacinas contra Covid-19
14/04/2021

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, apresentou uma série de ações nesta quarta-feira (14/04) para os países e fabricantes de medicamentos aumentarem a produção de vacinas contra a Covid-19 e compartilhá-las de forma mais ampla e justa. Países de baixa renda aplicaram apenas 0,2% dos 700 milhões de doses globais.

Okonjo-Iweala convocou uma reunião a portas fechadas com produtores, governos e empresários para abordar o acesso desigual aos imunizantes. O Brasil foi representado no encontro pelo Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos, Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis.

Entre as ações apresentadas, Okonjo-Iweala ressaltou que os membros da OMC precisam reduzir as restrições às exportações e trabalhar para facilitar a logística e os procedimentos alfandegários.

“Nas próximas semanas e meses, esperamos ações de acompanhamento concretas. Essas questões não são fáceis, mas a vontade política e o engajamento do setor privado exibidos hoje sugerem que é possível”, disse a nigeriana, que assumiu a chefia da OMC em março.

Devem avançar também as negociações para que as empresas farmacêuticas renunciem temporariamente aos direitos de propriedade intelectual das vacinas. A proposta veio da Índia e da África do Sul e tem o apoio de mais de 80 integrantes da OMC. O assunto já foi discutido oito vezes pelos membros da Organização, sem qualquer avanço.

*Com informações da Agência Reuters

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade
    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.
    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!