Oportunidades e desafios para quem pensa em carreira em comércio exterior
02/07/2020

O profissional de comércio exterior é responsável por planejar, negociar e executar operações internacionais, incluindo todas as especificidades que essas ações podem ter por aspectos como legislação ou cultura. É uma área, portanto, que ganhou impulso nas últimas décadas por aspectos como globalização e advento de novas tecnologias.

Você quer saber quais são as principais oportunidades e os maiores desafios para quem deseja trabalhar no segmento?

Quem pretende seguir carreira em comércio exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, por exemplo. As funções normalmente abarcam importação, exportação, transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, prospecção e pesquisa de mercados, definição de planos de ação, negociação e execução de operações legais, contratos, logística internacional e controle de fluxo de embarque e desembarque de produtos.

O profissional que trabalha na área pode optar por uma formação em administração de empresas, economia ou relações internacionais, por exemplo, ou mesmo um curso superior tecnológico em comércio exterior.

Independentemente da questão acadêmica, o profissional de comércio exterior precisa ter conhecimentos em áreas como direito, economia, matemática e logística. Ao contrário das pessoas formadas em relações internacionais, mais focadas em temas como cultura, política e sociedade, é alguém que precisa dominar números, contratos e negociações de compra e venda.

Pesquisa feita pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), que ouviu mais de 250 empreendedores e executivos, mostrou que 50% deles entendem a internacionalização como caminho indispensável para melhoria de resultados de qualquer empresa.

O que um profissional de comércio exterior precisa saber

A formação acadêmica é apenas uma parte do que um profissional precisa ter para desenvolver carreira em comércio exterior. Também é fundamental que ele domine diferentes idiomas (dependendo do cliente) e que saiba minuciosamente a legislação e as regras do segmento em que atua.

Outro ponto importante para a área, que o profissional pode desenvolver durante a carreira, é a rede de contatos em nível internacional. Ter conexões em diferentes centros pode ajudar a desenvolver negociações e acelerar processos.

Onde estão as grandes oportunidades no comércio exterior

Dado o perfil do Brasil como produtor, o comércio exterior é especialmente prolífico para profissionais que trabalham com agronegócio. Também há grande e crescente demanda por pessoas que atuem na área de logística – pensando em movimentações internas, principalmente.

O Brasil é um país de grandes proporções territoriais, com movimentação dependente de transporte rodoviário. Parte da logística do comércio exterior envolve o interno: pensar em como fazer um produto sair ou chegar a determinado ponto na região.

É importante entender que há soluções que auxiliam bastante e direcionam as oportunidades nessa área. A Secretaria de Comércio Exterior, por exemplo, oferece o Radar Comercial, que aglutina dados de exportação para diversos países e mostra insights como oportunidades e aceitação em cada mercado.

Negociar: o grande desafio para profissionais de comércio exterior

Além de conciliar interesses de empresas e peculiaridades de cada região, o grande desafio de profissionais que trabalham com comércio exterior é a capacidade de negociar. É preciso estabelecer conexões, conversar com pessoas de diferentes regiões e saber como apresentar produtos ou serviços.

Outro aspecto relevante é que profissionais da área tenham conhecimento sobre o ambiente digital. É importante que as pessoas que trabalham na área saibam como comunicar e usar o segmento para potencializar o serviço.

Direção,
Marcus Vinicius Tatagiba.

Leia mais:

Entenda o papel da logística no comércio exterior
O que se aprende em um curso de gestão de negócios internacionais?
Você sabe tudo sobre exportação? Um guia para quem quer vender fora do país
Conheça o MBA Gestão de Negócios Internacionais

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!