Plano de estudos: Aprenda a estudar de maneira eficiente!
02/04/2019

Estudar em casa de forma eficiente pode ser um desafio para muitas pessoas. Entretanto, existe uma forma de fazer o seu período de aprendizado render em casa, independente de ser só para reforçar as matérias ou estudar a distância.

Neste texto, mostraremos para você o que é um plano de estudos e como fazê-lo de acordo com a sua própria rotina. Assim, você não precisará passar madrugadas inteiras lendo e revisando matérias ou deixando de fazer as coisas que gosta. Quer conferir tudo isso? Então continue acompanhando o texto!

O que é um plano de estudo?

Um plano de estudos nada mais é do que uma forma de organizar os assuntos e matérias que um aluno precisa estudar em um determinado período. Ele poderá delimitar um horário fixo e variável para a visualização da matéria e também definir quais serão os dias dedicados ao estudo.

Os planos de estudos são bastante úteis para aqueles que estão em época de vestibular ou faculdade, onde é estudada uma grande quantidade de assuntos. E organizar todos eles pode ser um desafio.

Entretanto, ao utilizar um plano de estudos, o estudante poderá ter uma visão macro de todos os assuntos que precisa aprender e então organizá-los durante a semana de acordo com a sua necessidade.

Como fazer um plano de estudos?

Agora que você aprendeu o que é um plano de estudos e a sua importância para a melhora do desempenho acadêmico, veja como criar um modelo personalizado para a sua realidade na prática.

1- Defina quais serão os seus horários de estudo

O seu plano de estudo se baseará principalmente no período que você terá durante a semana para estudar. Anote todos os compromissos que você têm de forma fixa durante a semana, e então encontre os períodos livres que serão dedicados para o plano.

É importante que você não se esqueça de considerar um tempo para se alimentar, dormir e também para o lazer. Ao se esforçar demais, a sua saúde e os próprios estudos poderão ser prejudicados.

2-  Confira as matérias que serão estudadas

Depois do seu período de estudos devidamente organizado, você precisará analisar todos os assuntos que precisarão ser aprendidos/revisados.

Anote todas em um papel, e caso ache necessário, verifique se há necessidade de adicionar matérias complementares, que, mesmo não estando na sua grade, irão ajudar de alguma forma no entendimento de um assunto principal.

Agora, verifique quais são as matérias que você têm mais dificuldade, e reserve um período maior de estudos para elas. Assim, você não precisará “perder tempo” com os assuntos que já domina, e poderá focar nos de maior dificuldade para que, no final, consiga aprender todas igualmente.

3- Analise e atualize o seu plano de estudos

Com o passar do tempo, você poderá ter novas matérias ou sentir dificuldade em assuntos diferentes. Por isso, sempre atualize o seu plano de estudos substituindo matérias antigas ou trocando horários.

Existem algumas outras dicas que podem lhe ajudar a estudar melhor: escolha um lugar calmo durante as horas de estudo e fique longe do celular e redes sociais para não se distrair! O ideal é que consiga deixar todas as distrações (celular, tablet e seus outros distratores que você conhece melhor que ninguém) em outro cômodo que não o que você vai estudar.

Gostou do texto? Deixe nos comentários o que você costuma fazer para potencializar os seus estudos!

Direção,
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!