Porto do Açu será um dos destaques a feira Intermodal South America 2018 em São Paulo
15/03/2018

Por meio de ferramentas interativas e audiovisuais, os visitantes poderão navegar por todas as áreas do Açu e acompanhar as operações realizadas.

Rio de Janeiro – O Porto do Açu, empreendimento desenvolvido e operado pela Prumo Logística, será um dos destaques da Intermodal South America 2018, que acontece de 12 a 15 de março, no São Paulo Expo (SP). A feira é o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.

No estande 7-160 (Pavilhão B), os visitantes poderão conhecer detalhes do Complexo Portuário do Açu, o maior porto-indústria do país, já em operação e que oferece uma solução única portuária e industrial para o Brasil. Em 2017, o Porto do Açu recebeu um total de 2.404 embarcações. O número representa um crescimento de 155%, se comparado ao montante registrado no ano anterior.

Por meio de ferramentas interativas e audiovisuais, os visitantes poderão navegar por todas as áreas do Açu e acompanhar as operações realizadas. Além disso, os visitantes também conhecerão os diferenciais do empreendimento, como sua profundidade, que possibilita a atracação de grandes navios; retroárea disponível para a instalação de empresas; e porto 100% privado, entre outros.

 Terminal Multicargas

O principal destaque do estande será o Terminal Multicargas (T-MULT), em operação desde 2016 e que movimenta coque, bauxita, carvão siderúrgico, carga de projetos e carga geral. Além disso, ele tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos, e potencial para movimentar contêineres e veículos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT conta com 160 mil m² de área alfandegada.

Com 14,5 metros de profundidade, o terminal atualmente está homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros. Conta também com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais, e capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral de aproximadamente 4 milhões de toneladas. Somando os embarques de coque, carvão e bauxita, em 2017 o Terminal Multicargas movimentou 585 mil toneladas de granéis: dez vezes mais do que em 2016.

Em 2017, o T-MULT passou a oferecer soluções de Logística Integradas para granéis sólidos (Porto/Armazenagem/Transporte). Este tipo de operação movimentou, em seu primeiro ano, mais de 300 mil toneladas. Além das soluções door-to-door para importação e exportação, o terminal também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do porto.

Com acesso as principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos, atualmente o T-MULT realiza operações integradas de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Outro diferencial do Complexo Portuário do Açu é o desenvolvimento de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio, criada no final de 2017 e destinada à instalação de empresas com 80% de sua produção voltada para a exportação. Instalada na retroárea do porto, entre as indústrias que podem ser beneficiadas com a instalação da ZPE, estão a de beneficiamento de rochas ornamentais e de café.

Fonte: ComexDoBrasil

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!