Porto do Rio Grande comemora melhor semestre da história - Abracomex
Porto do Rio Grande comemora melhor semestre da história
13/07/2016

SUPRG movimentou mais de 19 milhões de toneladas e diretor afirma: “não estamos acomodados”.

 

A Superintendência do Porto do Rio Grande realizou nesta terça-feira, 12, o fechamento da movimentação do complexo portuário. O primeiro semestre de 2016 foi considerado como o melhor da história do porto gaúcho. Foram movimentadas mais de 19 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano, um crescimento de mais de 8% quando comparado ao mesmo período de 2015.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, mas não estamos acomodados, pois entendemos as dificuldades do ano corrente e trabalhamos pela atração de novas cargas, melhorias no complexo e uma organização capaz de dar cada vez mais agilidade ao escoamento de produtos”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco. Apenas no mês de junho, foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas. O porto somou, portanto, nos seis primeiros meses do ano, o total de 19.275.653 toneladas movimentadas, um crescimento de 8,3% em relação ao primeiro semestre de 2015.

Neste ano, Rio Grande tem tido bastante destaque em carga geral, com aumento de 37% em volume, e granéis líquidos, que aumentaram 15%. “O principal destaque é a celulose que, sozinha, já ultrapassa a marca de 1,3 milhões toneladas, impulsionada pelo investimento realizado pela Celulose Riograndense, empresa que que utiliza de forma constante o sistema hidroviário gaúcho para sua movimentação”, afirma o diretor-superintendente.

Embora o Porto do Rio Grande tenha sua vocação nos granéis sólidos, esses tiveram queda de 1,7% no primeiro semestre de 2016, quando comparados aos números de 2015, especialmente por conta da redução na movimentação de trigo. O complexo soja composto por grão, óleo e farelo teve crescimento de 3% e veículos transportados em containers, por sua vez, aumentaram 4,6%.

Fonte: Guiamaritimo

Para realizar cursos e conquistar a habilitação para trabalhar em  comércio exterior, visite o site oficial do mercado: www.abracomex.org.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade
    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.
    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!