Porto Itapoá é o primeiro do Brasil a implantar plataforma tecnológica de última geração da SAP
14/12/2017

Investimento em tecnologia e inovação alicerça o plano de expansão do terminal, que busca se tornar a primeira opção em logística marítima de excelência na América do Sul.

O sexto maior terminal de contêineres do Brasil, o Porto Itapoá, será o primeiro do País a implementar uma plataforma tecnológica de última geração, capaz de agregar a seu plano de expansão mais agilidade, segurança e análises preditivas. O SAP S/4HANA é um pacote de gestão de recursos empresariais em tempo real para negócios digitais. Desenvolvido na plataforma em memória SAP HANA e projetada com base no SAP Fiori, é o que há de mais moderno em experiência do usuário. O Porto Itapoá também será a primeira empresa no Estado de Santa Catarina a utilizar a nova solução.

O investimento em tecnologia faz parte do plano de expansão do terminal portuário, que busca alcançar a movimentação de 2 milhões de TEUs (Twenty Equivalent Units – contêiner de 20 pés) – dos atuais 500 mil – anualmente. Como resultado desses investimentos, o objetivo é se tornar, até 2026, a primeira opção em logística marítima de excelência na América do Sul. De acordo com o CFO e CEO Interino do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, “a estratégia de apostar em inovações e soluções robustas é primordial para o crescimento sustentável do Terminal”.
Conheça o Curso de Formação para Analista de Logística em Comércio Exterior da Abracomex!
Clique aqui e visite a página do curso.

 

Inovação e reinvenção dos negócios para crescer

Para auxiliar a operação do Porto Itapoá e garantir seu crescimento sustentável, o projeto visa facilitar a gestão e o controle do porto em tempo real, concentrando informações relevantes, seguras e de fácil acesso. A simplificação, automatização e conexão dos processos também levarão ao porto ganhos em produtividade e economia de escala.

“A transformação digital está sendo acelerada pelo Porto Itapoá com o uso da tecnologia SAP para otimizar a cadeia de processos, buscando uma maior assertividade nas decisões estratégicas e desenvolvimento de novos modelos de negócio”, afirma Almir Meinerz, presidente-executivo da SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia – responsável pela implantação.

O investimento na plataforma SAP também contribui com a excelência do porto em suas operações e na relação com seus parceiros. “Essas soluções aumentam ainda mais a visibilidade da organização perante parceiros e a segurança junto a seus clientes, já que as tecnologias são reconhecidas mundialmente”, acrescenta Meinerz.

Projeto

A implantação englobará, em sua primeira fase, processos de suporte, como soluções para planejamento comercial e colaborativo, e tecnologias dedicadas ao backoffice. Além disso, a SPRO fará a integração da plataforma com o principal sistema especialista – utilizado globalmente pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro dos portos. Assim, diversas áreas do porto serão contempladas pela solução, como, por exemplo, o setor fiscal, planejamento, controladoria, finanças, patrimônio, manutenção, suprimento, almoxarifado e tecnologia de informação.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!