Você sabe quais são as principais tendências de marketing para os próximos anos?
03/03/2020

Ter o conhecimento das principais tendências de marketing torna-se essencial diante do nosso cenário atual. As estratégias de venda devem estar alinhadas e as empresas preparadas para a conquista de clientes. Não sendo diferente quando falamos sobre comércio exterior, a observância quanto aos comportamentos são imprescindíveis. Tanto empresa como profissional precisam estar atentos às constantes mudanças para adaptação e permanecer ativo na concorrência. Este artigo tem o intuito de direcionar a essa vertente e alertar a atenção para os pontos de relevância da tendência.

Um dos grandes professores e pensadores do marketing é Philip Kotler. Ele traduz a tendência de mercado como uma direção ou eventos que possuem determinado impulso e direcionamento. De uma forma mais simples, podemos dizer que trata-se de um caminho a ser seguido. As principais tendências de marketing são tiradas de análise de pesquisas e comportamento dos consumidores.

O poder da tendência está em manter-se por um longo período de tempo e presente em vários nichos do mercado. Uma empresa que assimila as principais tendências, certamente, possui maior chance de um crescimento exponencial.

Principais tendências de marketing: qual a sua real importância?

Uma vez observada as principais tendências de marketing, uma empresa adquire a possibilidade de largar a frente. Antever ou estar atento permite uma ação estratégia de marketing com maior peso e eficiência. 

A sua importância é colocada em pauta quando:

  • Possibilita enxergar as possíveis mudanças – ter a capacidade de gestão de mudança é uma das grandes vantagens competitivas. Uma vez sendo capaz de prever ou analisar os comportamentos, reflete no desenvolvimento do serviço, produto ou plano de ação.
  • Fica a frente dos concorrentes – ao conseguir identificar uma tendência antes da concorrência é a chance de vencer a corrida competitiva.
  • Prepara-se para lidar com os desejos e necessidades dos clientes – conhecer o seu público-alvo é peça fundamental para toda a jogada. Por esta razão, conseguir detectar uma tendência é promissor. Podendo assim se adaptar e obter os melhores resultados.

Principais tendências de marketing: quais são elas?

Atualmente, quando tratamos de tendência de marketing estamos intimamente ligados ao Marketing Digital. A tecnologia e a internet revolucionaram e continuam em constante evolução quanto aos relacionamentos e interações. Garantindo fortemente a aproximação e facilitação dos meios de contatos e negociações.

As tendências para 2020 e para os próximos anos englobam inteligência virtual, busca visual e análise de sentimento. Saber como utilizar e aplicar em sua empresa é o diferencial esperado para conquistar e encantar os seus clientes. 

Por esta razão, preparem-se a explorar novas tecnologias e coloquem em prática as recomendações de interação com o seu público alvo. Lembre-se da frase de Steve Jobs: “Inovação distingue um líder de um seguidor”. Acreditamos que queira ser o líder de seu mercado.

Investimento em inteligência artificial

É verdade que a inteligência artificial está ganhando espaço há um bom tempo. No entanto, essa realidade é a mais promissora para os próximos anos. Atualmente, podemos comprovar a sua presença em chatbots, por exemplo, sendo essa aplicação apenas o início.

De acordo com pesquisas do ComScore, a busca por voz em 2020 foi realizada por mais de 50% dos usuários.

O desenvolvimento desse processo está tornando a experiência cada vez mais qualificada. Até mesmo falas mais confusas estão sendo codificadas e processadas pelo reconhecimento de voz. Tornando-se parte importante no cotidiano das pessoas. 

Essa tendência irá impactar consideravelmente as estratégias de SEO. Desta forma, será preciso adotar novas medidas como palavras-chave maiores e em formato de frases. Podendo assim, incorporar na pesquisa de voz. 

Big Data

O Big Data é uma das principais tendências de marketing, como também em diversos campos. Consiste em agrupamento de grande quantidade de dados que influenciam a análise de informações e, consequentemente, a tomada de decisão.

Importante conceito a ser levado em pauta para a elaboração de estratégias e planos de negócio por parte da gestão.

Experiência personalizada

Cada vez mais clientes, tanto B2C como B2B, estão em busca de uma experiência mais humanizada e personalizada. As empresas devem estar preparadas em lidar com pessoas e não com foco apenas nos negócios.

Uma das grandes ferramentas disponíveis para consolidar essa tendência é a Automação de Marketing. Promovendo maior facilidade para os colaboradores conduzirem essa iniciativa. Desta forma, procure valorizar segmentação dos contatos, automatização de tarefas e inteligência artificial.

Com isso, poderá enviar informações e conteúdo para seu público de acordo com seus interesses. Além de garantir a compreensão das necessidades de seus clientes e colocar em prática o conhecimento de forma automática. O tempo é valioso para todo o processo.

Account Based Marketing

Por conta do valor de uma experiência personalizada, o Account Based Marketing é uma das principais estratégias. O conceito trabalha com a concentração de vendas em um grupo específico e então promove as campanhas personalizadas.

O objetivo principal do conceito é impactar aqueles que são considerados canais essenciais ou peça-chave na tomada de decisão. Outro ponto importante está ligado a produção de conteúdo com o intuito de corresponder às necessidades do segmento. 

As empresas que adotam essa ideia relatam campanhas bem-sucedidas, aumento de reputação e qualidade de relacionamento com o cliente.

Venda Corporativa

Como dito anteriormente, o marketing digital é o diferencial e possui destaque no comércio exterior. Uma vez que possibilita aumentar consideravelmente o alcance de suas vendas. Conseguindo atingir não só as empresas (B2B), como também pessoas físicas com valor agregado.

Canais Alternativos de comunicação

O e-mail é um dos principais canais de comunicação no mundo corporativo. Muitas das interações, inclusive divulgação, são realizadas por este meio. No entanto, há uma observação e atenção quanto a queda de taxas de abertura. Em 2019, houve uma queda de 9,4% da taxa de cliques.

Isso não quer dizer que devemos abandonar os e-mails marketing, mas aumentar os canais alternativos. Os chatbots serão o grande potencial da vez. Além disso, será cada vez mais frequente o uso de notificação push, como por exemplo, Subscribers.

Vídeo Marketing

O consumo de vídeos tem crescido de uma forma exponencial, a busca por informações tem migrado para esse formato. Essa tendência tende a cada vez mais continuar em elevado crescimento.

Vale ressaltar que quando falamos de vídeo não se refere apenas ao canal no Youtube. Mas a inclusão do formato a plataformas digitais. Garantindo maior relevância para a marca e possibilitando um maior ranqueamento em buscas.

Preparado para as novas tendências?

Percebemos nas principais tendências de marketing listadas acima a importância quanto a personalização, automação e recurso de voz. Estratégias a serem implantadas inclusive em empresas B2B.

A movimentação do comportamento de consumo interfere no tratamento a ser realizado com o seu cliente. Pedindo uma experiência de relacionamento e contato com maior qualidade e solução rápida.

As empresas prontas a inovar e acompanhar as tendências tendem a aumentar suas vendas, aprimorar o relacionamento com cliente, fidelizar e aumentar a reputação. Invista em automação de marketing, inteligência artificial e chatbots. São ferramentas promissoras para impulsionar e alavancar o crescimento da empresa.

O estudo de marketing é essencial para os profissionais que desejam ingressar no ramo de comércio exterior. Não há como falar de vendas sem pensar nas tendências e ações de marketing. Por esta razão, convidamos a conhecer o nosso curso de Marketing e aprimorar suas habilidades para o crescimento no mercado.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!