Programas de fomento: como reduzir as taxas de exportação?
22/06/2018

Uma boa maneira de expandir os negócios é diversificar o destino das vendas, tanto no mercado interno, como também no mercado externo.

Para auxiliar o empresário a exportar e ser competitivo no comércio exterior, o governo conta com diversos programas de fomento à exportação. Conheça os principais:

Exporta Fácil – O programa do Ministério das Comunicações é operado pelos Correios e já beneficiou mais de 12 mil empresários em mais de 10 anos de atuação. Destinado especialmente para as pequenas exportações, a operação é dirigida para produtos no valor de até US$ 50 mil, desde que os pacotes não ultrapassem 30 quilos.

PROEX Financiamento – Com recursos do Tesouro Nacional, essa modalidade do PROEX é um financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador de bens e serviços brasileiros. Voltado para às micro e PMEs (pequenas e médias empresas), o programa atende empresas com faturamento bruto anual de até R$600 milhões.

PROEX Equalização – Essa modalidade do PROEX arca com parte dos custos, com o intuito de tornar as taxas de juros equivalente as taxas praticadas internacionalmente, tornando o empresário competitivo no comércio exterior. Voltada para empresas de qualquer porte, o PROEX Equalização é financiada pelas instituições financeiras já estabelecidas, como o Banco do Brasil.

Seguro de Crédito à Exportação (SCE) – O SCE é um instrumento de fomento às exportações por proteger o exportador contra o não recebimento dos créditos concedidos aos importadores. O programa tem base no Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que é um fundo público com recursos do Tesouro Nacional.

Atuar no comércio exterior é um diferencial. Mas o fato das compras acontecem em outros países, com vários atores envolvidos, como transportadoras locais, internacionais, aduanas e despachantes, torna o processo um pouco complexo. Por isso, independente do programa de fomento a exportação, a empresa precisa ter conhecimentos básicos de comércio exterior e também ter uma visão ampla do negócio: saber o que quer, fazer uma gestão diária, ter visão futura, trabalhar com indicadores e metas e usar a importação para alcança-las.

Abracomex conta com diversos cursos que podem te auxiliar neste processo, assim como consultores disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que pode surgir.

Conheça os Cursos de Formação à distância disponíveis para matricula imediata. Clique aqui.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!