Qual a importância de um agente de carga internacional? - Abracomex
Qual a importância de um agente de carga internacional?
27/05/2020

O comércio exterior, assim como a logística internacional, possuem um processo complexo. Se não bem elaborados causam prejuízos a empresa. O agente de carga internacional é parte essencial desse cenário. Com um importante papel de solução em uma logística personalizada dentro da intermediação de cargas. No entanto, o agente de carga internacional é confundido como um representante ou o próprio transportador. Um equívoco pensando em sua real função. Neste artigo, iremos levantar a importância desse profissional, assim como suas atribuições centrais.

O comércio exterior é considerado, atualmente, como uma grande oportunidade para as empresas. As exportações tiram a dependência do mercado interno e ampliam a visão de negócio. Os trâmites para esse novo mercado podem ser burocráticos e com diversas etapas. E neste contexto o agente de carga internacional executa sua atividade.

Quais as funções de um agente de carga internacional?

Podemos dizer que a figura do agente de carga internacional é essencial para coordenar o processo de comércio exterior. Uma ação desempenhada pelo profissional vinculado a empresa ou por terceirizados. O importante a ressaltar que o desempenho de sua função é ter o olhar estratégico com o intuito de obter a melhor solução logística.

O agente de carga garante que a sua mercadoria seja entregue nas condições, termos e períodos pré-estabelecidos. Assim como, realiza a negociação de custos de envio e escolha da forma mais eficaz de transporte. 

As principais atividades são:

  • Desenvolvimento de planejamento logístico. O profissional desenvolve um estudo logístico apurado de todo o processo de exportação ou importação. Considerando a melhor e mais viável solução logística para a empresa dentro do país. 
  • Análise estratégica de consolidação de cargas. O trabalho desempenhado também visa criar carregamentos maiores, a partir dos pequenos. Uma forma estratégica para obter economia em escala para o custo dos fretes.
  • Armazenagem. O agente de carga também busca espaço para o fluxo de materiais. Com variação em função da capacidade de transporte e demanda.
  • Desempenho para manuseio da mercadoria. O profissional possui a responsabilidade de estudo e atenção para coordenar o manuseio, transporte e movimentação quanto às normas e regulamentações fiscais. 

De uma forma mais específica, podemos colocar algumas das atribuições rotineiras do profissional:

  • coordenar e guiar o processo de identificação e embalagem do produto;
  • estar em dia com todas as licenças e documentos;
  • efetivar os pagamentos quanto a tributos e taxas;
  • identificar as documentações referente ao frete;
  • realizar todo o controle contábil e fiscal da operação;
  • levantar e contratar o transporte mais adequado para a mercadoria, levando em consideração o custo-benefício;
  • ponte essencial entre cliente e fornecedor;
  • identificar o objeto da desconsolidação na Receita Federal;
  • confirmar se a mercadoria está corretamente alocada no transporte e no período correto;
  • acompanhar em tempo real as etapas do processo de transporte

Importância da contratação de um agente de carga internacional

O agente de carga internacional será o profissional que trará economia de tempo e menor preocupação para as empresas. O processo de importação e exportação apresentam melhor linearidade e efetividade se este profissional estiver intermediando. Além disso, estabelecerá maior segurança quanto ao transporte, sem gastos exorbitantes. 

Se o agente de cargas é peça fundamental no transporte de mercadorias locais, torna-se ainda mais valorizado dentro do comércio exterior. Uma vez que iguala-se a um consultor logístico para as negociações dentro do mercado internacional. 

Reduzir custos

A redução de custos é uma das práticas mais cobiçadas pelas empresas. Ainda mais em situações de crise ou desestabilidade econômica. Não sendo desta forma, uma novidade para o mundo dos negócios. O agente de carga internacional pode atuar de forma efetiva dentro deste conceito. Uma vez que, seu principal propósito é garantir uma logística competitiva. Desempenhando seu trabalho sempre em mente o custo-benefício.

Qualidade e eficiência

As empresas buscam cada vez mais transparência nos processos, assim como necessitam de menor lead times. Um parceiro que desempenhe estrategicamente o foco logístico é essencial. Desenvolvendo um serviço eficaz quanto a consolidação da carga e também armazenamento. Promovendo maior controle e segurança do processo.

O profissional apresenta para a empresa um serviço de qualidade e eficiência. Otimizando cada vez mais todo o processo logístico e transparência para o envio e recebimento de mercadoria.

Comércio Exterior e o agente de carga internacional

A atuação do agente de carga internacional pode ser realizada com (ou como) o NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier). Este é o operador de transporte dentro do processo logístico. 

O trabalho desempenhado garante que o trâmite logístico da mercadoria chegue ao despachante aduaneiro. Responsabilizado pela legalização da mercadoria. As funções de um agente de carga no comércio exterior envolve contatos, pesquisas e solução. Com o intuito de estabelecer e coordenar planos eficientes para as empresas que visam o mercado internacional.

Como se tornar agente de carga internacional?

Como vimos, o agente de carga internacional possui relevância estratégica para as empresas atuantes no comércio exterior. Neste artigo, podemos identificar os benefícios trazidos para a empresa com sua atuação eficaz. O seu conhecimento possui grande peso para as tomadas de decisão e estudos quanto às melhores condições logísticas. 

Um dos cursos desenvolvidos pela Abracomex é o de Agente de Carga Internacional. O objetivo é habilitar os alunos para o desempenho das funções de agenciamento de cargas internacionais. Garantindo aos participantes uma inserção qualificada dentro do mercado de trabalho. Além da conquista importante de referência profissionais.

O curso, dividido em 14 módulos, baseia-se não só na teoria, como também na prática. Estimulando debates e apresentação de cases para análise. Além disso, proporciona uma visita técnica ao terminal portuário de Santos. Abordando a rotina e suas funcionalidades. A Abracomex desenvolve o aprendizado baseando-se principalmente no foco prático do mercado.

A união da prática com o embasamento teórico é a medida ideal para a construção de um profissional de excelência. 

Gostaram das oportunidades dessa carreira? Convidamos para que conheça o nosso Curso de Formação em Agente de Carga Internacional. O conteúdo totalmente em EAD para que possa ter maior flexibilidade em seus estudos. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.