Quarentena faz crescer a busca por formação a distância
05/05/2020

O isolamento ou distanciamento social foi um dos grandes incentivadores para a procura por formação a distância. A quarentena permite encontrar novas habilidades, hobbies ou investir na carreira. Foram diversas as mudanças de hábito, como uma delas, o aumento na matrícula de cursos online. Instituições que oferecem cursos a nível Brasil, tiveram mais de 400 mil novas matrículas. Principalmente, os cursos gratuitos da grade. Uma atitude positiva para aproveitar a chance de aprimorar os conhecimentos.


A maior concentração das inscrições está na região Sudeste. No entanto, não só no Brasil. Mas no mundo todo essa realidade está se apresentando. Por conta da mudança do presencial para a distância na quarentena, o conceito ganhou um novo olhar. Correspondendo a uma tendência que já estava sendo apresentada no Brasil. 


Os cursos permitem um aprimoramento e a melhora de performance da profissão. Apesar da formação à distância cobrar muita disciplina, possibilita benefícios aos estudantes. Independente de onde a organização está localizada, poderá ter acesso ao curso integralmente. A flexibilização de horários e menores valores também estão dentro da lista de vantagens.


Acompanhe este artigo e verifique o quanto a  quarentena impulsionou a formação a distância, que já era uma tendência.

Formação a distância: uma tendência do Brasil

Desde o início da quarentena, diversas instituições de ensino investiram em cursos online e formação a distância. O Sebrae, por exemplo, liberou cursos 100% online para pequenas empresas, ideais para o enfrentamento da crise. A Universidade de Harvard também aderiu ao conceito e permaneceu com seus cursos online. A maioria deles disponibilizados de forma gratuita.


O que muitos não sabem é que muitas instituições já estavam desempenhando seu trabalho via online. Antes mesmo da quarentena, quando o processo se intensificou. Impulsionada pelas regras de segurança e proteção, as instituições tiveram que se adaptar ao formato. Outras já estavam prontas, por identificarem a tendência do ensino.


A formação a distância já pode ser considerada uma realidade para o Brasil. A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), registrou esse crescimento desde 2018. Naquele ano, o número de matrículas para cursos EAD tinha crescido 17%. Com maior concentração na região Sudeste, correspondendo a 43% do total.


Já no ano de 2019, os calouros em cursos superiores com formação a distância, já supera o presencial. No último ano, tivemos mais de 1,4 milhão de alunos em cursos EAD, o que representa 52% do total. Para termos uma ideia, em 2013 esse índice era de 22%. O crescimento desse formato de ensino já é uma tendência para o Brasil.

O investimento em novas tecnologias têm demonstrado um resultado positivo. As avaliações do ENADE confirmam que a formação a distância está equivalente a presencial. Dentro do mercado de trabalho a realidade é a mesma. Conforme a Associação Brasileira de Recursos Humanos, a aceitação da formação a distância não é diferenciada da presencial.


Não podemos considerar o curso online a distância como um quebra-galho da quarentena. Está tomando proporções elevadas no cotidiano das pessoas. A sua flexibilidade, as formas de transmissão e os canais de comunicação proporcionados pela EAD são benefícios importantes para a rotina. 

 

Formação a distância: tendência mundial

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), estimam que em 2023 teremos muito mais alunos em cursos online do que presenciais. Essa expansão não é majoritariamente do Brasil. Essa é uma realidade já presente em diversos países no mundo. 


A Índia possui um dos melhores investimentos em cursos online do mundo. Tem desenvolvido nas últimas décadas, universidades a nível mundial com programas de ensino à distância. Um dos principais incentivos para o crescimento do formato foi a situação econômica. Muitos alunos não podem ficar fora do mercado de trabalho enquanto estão estudando. Sendo esta a melhor alternativa para possibilitar as duas ações.


A Coréia do Sul também tem liderado o estudo e inovações tecnológicas para implementar no estudo EAD. O formato teve grande incentivo por parte da indústria tecnológica, além da velocidade da internet. Facilitando o acesso e incentivando diversas universidades a aderirem aos cursos online.


Os Estados Unidos é um dos grandes incentivadores do formação a distância. São centenas de universidades com a possibilidade de cursos online. Em 2011, já tinham cerca de 6 milhões de alunos cursando programas online. Apresentando também uma sobreposição da formação a distância comparada a presencial.

 

Formação a distância da Abracomex

A Abracomex tem como foco a formação a distância. Tanto a Graduação como os cursos de MBA são 100% online e com diploma reconhecido pelo MEC. 

 

Graduação em Comércio Exterior

O curso tem como foco preparar os profissionais para atividades voltadas à comercialização internacional. Como também para as operações cambiais, legislação, logística internacional e prática aduaneira. As disciplinas profissionalizantes preparam o profissional para que atenda a demanda e exigências do mercado de trabalho. Respondendo às necessidades das organizações.


A área de Comércio Exterior é uma das mais promissoras do mercado. No entanto, há diversos desafios e impactos ocasionados pela globalização e a economia mundial. O curso prepara para o enfrentamento dos desafios e os melhores resultados.


A atuação do profissional formado em Comércio Exterior está em gerenciamento das operações internacionais. Como por exemplo, despacho e legislação aduaneira, importação e exportação de produtos. Além de prospectar mercados e definir plano de ação. Trabalhando conjuntamente para as tomadas de decisões da organização.

 

Graduação em Logística

A Tecnologia em Logística tem como objetivo a formação para atender a demanda de transporte, armazenamento e distribuição. Atividades estas definidas por uma análise de processo e realidades do País.


O curso forma profissionais com capacidade de encarar e obter bons resultados em um mundo dinâmico. Com preparo para o tratamento de questões e atividades voltadas ao transporte, produção e cadeia de suprimentos. Atendendo as exigências e demandas colocadas no contexto em que o aluno está inserido.


A logística está inserida e articulada com diversos setores econômicos. Tais como o agronegócio, serviços, comércio e indústria. Com a inserção no comércio exterior, os serviços estão em constante crescimento. Devendo adequar a realidade profissional para atender aos desafios propostos pela organização. A demanda por estes profissionais capacitados está em constante crescimento.

 

MBA de Gestão de Negócios Internacionais

A MBA de Gestão de Negócios Internacionais possui como foco a atuação em comércio exterior. Habilitando o profissional a áreas como International Business e International Trader. O curso garante ao gestor o domínio de técnicas e competências para gerenciamento de processos. 


A expertise adquirida é voltada a elaboração e obtenção de resultados estratégicos. Tanto para organizações internacionais, como também as nacionais com foco em comércio exterior. O curso é ideal para aqueles que buscam maiores perspectivas de internacionalização. Visto o grande empenho e desenvolvimento do mercado.

 

MBA de Gestão Jurídica Aduaneira e Internacional

O curso MBA de Gestão Jurídica Aduaneira e Internacional possui um foco totalmente prático. Dialogando com o conteúdo proposto pelos profissionais que articulam a vivência jurídica com sua experiência acadêmica.


A formação permite a habilitação ao trabalho voltado para as áreas jurídicas. Com foco em empresas voltadas a negócios de importação, exportação e processos de internacionalização. Ideal para advogados que pretendem expandir seu portfólio. Além de contadores e administradores que precisam aprimorar suas capacidades e conhecimentos.

 

Conclusão

A formação a distância garante aos seus alunos uma preparação em igualdade aos cursos presenciais. Proporcionando vantagens importantes para flexibilizar os estudos dentro do mercado de trabalho. A quarentena possibilitou uma expansão da visão e crescimento dos cursos online. Uma realidade que já estava sendo reconhecida no Brasil e no mundo.


Tem interesse em focar e investir em seu aprimoramento? Conheça todos os nossos cursos EAD!


Direção,


Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!