Recorde de Negócios Internacionais: Superávit de 4,435 bilhões é o maior desde de 1989
08/04/2016

A balança comercial brasileira registrou superávit de 4,435 bilhões de dólares em março, melhor patamar da série histórica iniciada em 1989 para esse mês, ainda refletindo a fraca economia e demanda por produtos importados.

 

Com isso, o saldo comercial do país ficou positivo em 8,398 bilhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta sexta-feira, melhor desempenho para o período desde 2007, quando o superávit foi de 8,7 bilhões de dólares.

Há um ano a balança comercial tem ficado no azul, beneficiada pela recessão e pelo dólar mais caro frente ao real, que levam as importações a caírem num ritmo mais acentuado que as exportações.

A dinâmica se repetiu no mês passado, quando as importações somaram 11,559 bilhões de dólares. Enquanto isso, as vendas externas ficaram em 15,994 bilhões de dólares, Em pesquisa Reuters, a expectativa era de superávit de 3,9 bilhões de dólares em março.

Após as exportações superarem as importações em 19,7 bilhões de dólares em 2015, o Banco Central melhorou a projeção de superávit comercial neste ano, a 40 bilhões de dólares, frente a 30 bilhões de dólares.

Com o aquecimento das exportações, a demanda por formação profissional na área tem aumentado, muitos profissionais de outros mercados buscam a área internacional por se mostrar mais rentável e segura. A ABRACOMEX, por exemplo, fornece cursos de 6 meses de duração, que habilitam para trabalhar em 8 diferentes áreas do comércio exterior. A relação completa esta no site www.abracomex.org.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!