Quais os riscos de não fazer uma graduação reconhecida pelo MEC?
07/05/2019

Olhar apenas a grade curricular e o review da faculdade nas redes sociais não garante que o aluno terá um ensino de qualidade. O MEC é o órgão do governo responsável por fazer uma análise mais detalhada de todos os aspectos que trazem para a faculdade a possibilidade dela ser reconhecida nacionalmente.

Quando uma instituição de ensino superior é validada pelo Ministério da Educação, ela poderá emitir diplomas válidos. Um aluno com tal certificação terá seus estudos reconhecidos por todas as empresas e pelo próprio governo caso ele passe em um concurso público.

Como o MEC faz esse reconhecimento?

Primeiro, é feita uma avaliação dos  aspectos físicos e organizacionais da faculdade:

  • Corpos docente, técnico e administrativo (professores, diretores e coordenadores);;
  • Instalações físicas (estrutura dos prédios da instituição, polos, e equipamentos utilizados pelos alunos);
  • Organização didático-pedagógica (como são estruturados os cursos e matérias).

Caso seja aprovada, a instituição então recebe as nomenclaturas de faculdade, centro universitário ou universidade (que variam conforme a possibilidade de pesquisa e extensão de áreas). Porém, não apenas a instituição de ensino precisa ser reconhecida, é a vez da avaliação de cada curso.

Para que um curso seja reconhecido pelo MEC, eles precisarão estar em atuação por no mínimo 2 ou 3 anos. Após isso, a faculdade pode pedir o seu reconhecimento perante ao órgão.

O que será avaliado para o reconhecimento do curso pode variar bastante passando por itens como credenciamento da instituição pelo MEC, grade curricular, qualidade das instalações, etc. Além disso varia também pelo modo em que ele é oferecido: presencial, semi-presencial ou online.

Caso seja aprovado, o curso – aí sim – é reconhecido pelo MEC, assim como o diploma fornecido pela faculdade.

Conclusão

Viu só a importância de fazer um curso reconhecido pelo MEC? Fuja dos riscos e garanta uma graduação que tem reconhecimento no mercado, como a ABRACOMEX, que conta com cursos que podem ser feitos de qualquer lugar. Entre em contato conosco agora mesmo!

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!