Startup Importação: pesquisas para a abertura de negócios
27/09/2018

Todo o empreendedor é muito ansioso. Por esse motivo, a vontade inicial de ter a ideia e já colocar em prática é muito comum, correndo o risco de pular etapas essenciais como as pesquisas para a abertura de negócios.

Em mercados dinâmicos e com concorrência muito forte, como o comércio exterior, diversas variáveis podem inviabilizar um negócio, podendo causar grandes prejuízos. Por isso, um empreendedor de sucesso, além do senso de oportunidade e iniciativa de colocar a ideia na prática, precisa planejar, criar metas, fazer pesquisa e antecipar situações e cenários que servirão de guias para as ações necessárias de abertura, manutenção e crescimento do seu negócio.

No comércio exterior, as fontes de pesquisas servem como medidores de oportunidade, dando direcionamentos essenciais para a abertura de um novo negócio. Confira algumas fontes importantes de serem consultadas para investimentos neste mercado:

Brazil Trade Net (BTN) é o portal de promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e uma das maiores e mais completas redes de informações comerciais da América Latina.

Encontros de Comércio Exterior (ENCOMEX) é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) com o intuito de estimular o micro e pequeno empresário no contexto internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro e dos mecanismos de apoio à exportação.

Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados (data mining) sobre o comércio exterior. Desenvolvido SECEX, ele tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencial para o incremento das exportações brasileiras.

Portal Do Exportador, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), conta com mais de 500 links para sites nacionais e internacionais sobre o comércio internacional. Nele, o empresário poderá pesquisar sobre programas de apoio à exportação, legislação, oportunidades comerciais, instrumentos de crédito, tarifas e normas de países, logística, feiras e eventos, entre outros.

Para aprender mais sobre essas e outras dicas sobre como ampliar a atuação da sua empresa no comércio exterior, clique aqui e conheça o Programa Startup Importação da Abracomex.


Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!