Quais as tendências de mercado para acompanhar em 2020? - Abracomex
Quais as tendências de mercado para acompanhar em 2020?
26/03/2020

Conhecer as tendências de mercado para acompanhar é dar um salto à frente da concorrência. Manter-se atento às movimentações quanto a sociedade e economia garante uma melhor perspectiva de suas ações. Desta forma, não corre o risco de ser surpreendido e possibilita uma maior competitividade diante do mercado. Acompanhar as tendências faz parte de seu planejamento estratégico. Por esta razão, este artigo foi desenvolvido para que preste atenção nas oportunidades desse ano e nos próximos.

O significado de tendência está ligado a mudança de paradigma com alta chance de acontecer. Ou seja, algum movimento, costume ou dinâmica sendo apresentada de forma a quebrar algo para o novo.

Inserindo esse conceito dentro do mercado, podemos dizer que trata-se de uma transformação dos setores. Com isso, promove impacto diretamente nos negócios. Os grandes motivadores e condutores desse conceito podem ser: tecnologia, ideias, modelos, produtos, processos, dentre outros.

A grande quantidade de possibilidades de mudança podem demonstrar o quanto o mercado está em movimento constante. Para um melhor direcionamento de seu plano estratégico, é o momento de saber quais as tendências de mercado para acompanhar. Estejam atentos!

Tendências de mercado para acompanhar

O ano de 2020 já está com exigências para uma movimentação. As empresas precisam estar mais criativas e buscando a inovação para conquistar seus resultados. Com isso, precisamos compreender as principais tendências de mercado para acompanhar. Priorizando a busca e compreendendo sua importância.

Agronegócio

No ano passado, o agronegócio foi uma das tendências econômicas mais favoráveis. Merecendo, desta forma, atenção para os próximos anos. Conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio teve um crescimento de 1,38%.

Um dos grandes setores responsáveis por este aumento foi a pecuária. Uma vez que teve uma variação positiva de 2,76%. Houve um bom crescimento das proteínas para uma demanda internacional. 

As Projeções do Agronegócio no Brasil 2010/11 a 2020/21 demonstram tendências tanto para a exportação como produção interna dos produtos:

  • Açúcar;
  • Algodão; 
  • Carne bovina;
  • Carne de frango
  • Celulose;
  • Papel;
  • Soja.

Compras por app ou dispositivos móveis

As ações diárias estão migrando cada vez mais para os dispositivos móveis. Os smartphones estão substituindo muitos processos, inclusive a forma de consumo. Sem a presença física, os clientes têm buscado seus produtos em e-commerce. 

Conforme uma pesquisa realizada pela WGSN, 64% dos varejistas pesquisados disseram que o pagamento pelo celular é primordial. Desta forma, é essencial proporcionar uma melhor dinâmica na funcionalidade de acesso pelos smartphones. Assim como automatizar os meios de pagamento.

O varejo também possui uma ótima perspectiva de crescimento. Apresentando uma média de crescimento de 0,36%. Os supermercados e as farmácias serão os líderes para a venda. 

Inteligência Artificial

A inteligência é uma das tendências de mercado para acompanhar de perto. Essa realidade já está sendo inserida em assistentes virtuais, chatbots e dispositivos inteligentes. Ocupando espaços nos ambientes de negócio e logística, assim como na vida dos consumidores.

O foco das empresas está em criar oportunidades para facilitação da rotina de seus consumidores. Desta forma, possibilitando que robôs com inteligência artificial executem suas tarefas. Contribuindo com o bem-estar e comodidade para os consumidores.

Uma pesquisa de estilo de vida desenvolvida pela Euromonitor International indica mudança de comportamento. Apresentando uma aceitação a assistentes virtuais e eletrodomésticos com controle de voz.

Pensando em uma perspectiva a longo prazo, podemos considerar a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). Eles crescem com a tecnologia sendo parte fundamental de suas vidas e rotinas. Desta forma, não separam o digital do físico. Com isso, a busca por serviços e produtos com tecnologia é muito maior.

Economia colaborativa

Se você ainda não sabe do que se trata A economia colaborativa, irei apresentar alguns exemplos práticos. Está presente em sua rotina como aplicativos de mobilidade, financiamento coletivo ou compartilhamento de quartos. 

O princípio básico da tendência é não desperdiçar. Ao contrário, os gastos possuem maior inteligência. Economizando, desta forma, não só dinheiro, como também tempo e espaço. Podemos comprovar a eficácia pelo crescimento de coworking em nossos ambientes.

Espera-se que a tendência de economia colaborativa movimente 335 bilhões de dólares em 2025. Dados levantados por uma pesquisa da consultoria PwC.

Com isso, pensar em soluções inovadoras quanto à compartilhamento é uma tendência de mercado para acompanhar.

Automação

O grande benefício da automatização dos serviços está na economia gerada de milhões de reais. Com isso, os processos desempenhados pelos robôs são foco nas empresas. Ainda há uma parte de especialistas preocupados quanto a substituição de pessoas por máquinas. 

No entanto, já podemos identificar uma mudança de comportamento por parte desses profissionais. Adaptando-se, desta forma, às novas realidades. A automação junto a inteligência artificial demonstra uma aproximação a uma nova revolução industrial.

Experiência com o cliente

A experiência dos usuários é um assunto já muito debatido dentro das empresas. Assim como em eventos e feiras de marketing. No entanto, apesar de já estar presente nas pautas de planejamento, é uma tendência em constante renovação.

Com isso, é importante sempre acompanhar o comportamento do público-alvo, assim como a forma de consumo. Pensando que os consumidores buscam não mais apenas produtos e serviços, mas experiência de qualidade.

Atualmente, a venda não é apenas a escolha do produto e pagamento, mas todo o contato pré e pós venda. Com isso, o incentivo ao marketing digital, a produção de conteúdos e um atendimento omnichannel. Promovendo valores intangíveis e construindo uma reputação firme com seu público.

Tendências de mercado para acompanhar: quais as vantagens?

Compreender quais as tendências de mercado para acompanhar possibilitam grandes vantagens. Uma vez que você como profissional ou empreender torna-se ativo dentro do mercado de trabalho.

  • Mantém a competitividade: com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso estar atento às mudanças e tendências. Sendo capaz de adequar suas ações diante das necessidades de seu público. Somente assim, conseguirá se manter competitivo no mercado. Lembrando que para os consumidores preço baixo talvez não seja o grande atrativo, mas a boa experiência.
  • Auxilia na demanda de seus clientes: ainda pensando no princípio de melhor atender seus clientes, é preciso estar atento às ações que promovem a satisfação dos clientes. Investindo dessa forma em tecnologias que possam auxiliar os processos e responder de forma apropriada a demanda dos clientes.
  • Otimização: um dos pontos chave para acompanhar as tendências de mercado é poder reduzir os custos. Por esta razão, diversos gestores investem em tecnologia visando às tendências. Como por exemplo, a automação, garantindo execução de tarefas de forma mais segura e eficiente.

Esteja sempre atento às tendências

Tanto para um empreendedor, como um profissional, é importante estar atento às demandas. Somente desta forma, poderá realizar os investimentos necessários e assertivos. É essencial acompanhar a economia, a evolução do mercado e o comportamento de consumo.

O mercado está sendo em constante mudanças de experiências e condições. Colocando as empresas em uma dinâmica de trabalho para que possam sobreviver. Antecipando-se às demandas, certamente, estarão prontos a promover a melhor experiência. 

Tornando esse equilíbrio, garantirá chances de se posicionar de uma forma produtiva diante do mercado. Sendo o protagonista em ditar as regras e os rumos dentro de seu mercado de atuação.

Um dos impulsionadores para estar pronto às novas realidades é obter qualificação. Por esta razão, convidamos a conhecer nosso curso de MBA em Gestão de Marketing Internacional. Boas diretrizes para o mercado de trabalho. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

Aceito a Política de Privacidade
Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.