Tenha experiência no mercado de Comércio Exterior antes de se formar!
05/03/2019

Talvez, estejam certos aqueles que afirmam que não existe essa coisa de curso perfeito. O gosto de cada um é sempre um divisor de águas. Há quem goste mais de teoria, outros se voltam completamente para a prática, desprezando o que não tenha aplicabilidade imediata. Na certa, o curso que conseguir mesclar bem essas duas partes se aproximará do ideal, cumprindo seu objetivo primordial: qualificar o aluno com conhecimentos e metodologias que agreguem valor pessoal e profissional a sua vida.

A importância da teoria

Se a prática leva a perfeição, antes, foram os referenciais teóricos que o fundamentaram, ao beneficiá-la com os mais variados pontos de vista para tomar decisões assertivas e contextualizadas. Historicamente, esse saber prático mostrou-se insuficiente para solucionar situações de maior complexidade, e o estudo minucioso e criterioso do caso permitiu armar as empresas e seus profissionais de  instrumentais metodológicos que puderam romper com as barreiras e desafios que surgiram. Quando a coisa aperta, é na teoria que gestores e colaboradores irão encontrar soluções para garantir práticas empresariais eficientes e rentáveis.

A importância da prática

Uma queixa muito frequente de quem está se formando e é lançado aos leões do mercado de trabalho, é, ao se depararem (pelo menos, à primeira vista) com um cotidiano totalmente diferente do monte de teorias que estão na sua cabeça. Será desse jeito mesmo? Como a empresa quer resultados rápidos, nos sentimos pressionados a atestar nosso valor, sem antes termos nos ambientado completamente. Isso faz com que criemos bloqueios, como se não soubéssemos o que fazer, mas o conhecimento está lá, pronto para ser acessado. O que difere um profissional experiente de um inexperiente é a velocidade de resposta frente a pressão e a falta de tempo, em um terreno que está mais do que habituado. Por isso, um grande diferencial para as instituições de ensino é, desde cedo, aliar a teoria a prática, para que os alunos adquiriram uma rápida capacidade de resposta as mais variadas situações e, ao se depararem com o mundo lá fora, não terem um choque tão grande.

Como fazemos?

Na Abracomex, desenvolvemos um Programa de Trainee, que tem como objetivo permitir que o aluno faça uma imersão prática no mercado de trabalho, em um ambiente controlado e supervisionado por professores e coordenadores, auxiliando os estudantes a se desenvolverem nas áreas em que estiverem estudando e se formarem com a segurança de saber usar seus conhecimentos, de maneira a trazer resultados.

“Através dele a gente tem contato direto com as empresas e você tem uma ideia do que acontece no dia a dia do Comércio Exterior. Você acaba atendendo a necessidade da empresa e aumentando seu conhecimento”, diz o aluno André do curso de International Trade Management. Conheça mais sobre o Programa Trainee clicando aqui.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!