Vale à pena fazer pós-graduação EAD?
07/11/2019

A educação à distância ainda enfrenta muita resistência de pessoas que acreditam que os cursos EAD não tem qualidade ou que não são bem vistos no mercado de trabalho. Para quebrar estas barreiras, vamos falar, neste artigo, sobre as vantagens de se fazer uma pós-graduação EAD.

Pós-graduação EAD: 5 motivos para fazer

Para quem acredita que uma pós-graduação é importante na carreira profissional, listamos cinco motivos para escolher um curso EAD:

1- Economia

O primeiro motivo que listamos para te ajudar a escolher uma pós-graduação EAD é a economia. Sim, os cursos de pós à distância são, em geral, mais baratos do que os presenciais. Mas isso não quer dizer que sejam de pior qualidade.

A redução de custos está na inexistência da necessidade de se ter uma grande estrutura física para abrigar os alunos durante as aulas, incluindo pessoas, insumos, espaço físico entre outros.

No sistema EAD, as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar do mundo, o que permite que mais pessoas tenham acesso e as turmas possam se iniciar a qualquer dia do ano, de acordo com a quantidade de alunos agrupados a cada leva.

2 – Flexibilidade

Se você não tem como disponibilizar muito tempo para realizar um curso presencial, com dias e horários pré-definidos, a pós-graduação EAD é a melhor alternativa. Em geral, especializações, mestrados e MBAs têm aulas pelo menos uma vez na semana ou durante todo o sábado.

Já no EAD, você assiste às aulas quando quiser, onde estiver, com total flexibilidade e liberdade para criar seus próprios horários. O único ponto de atenção está nos calendários de entregas de atividades e realização de provas.

3 – Conteúdos iguais aos cursos presenciais

Os materiais utilizados na pós-graduação EAD são exatamente os mesmos dos cursos presenciais, assim como todo o conteúdo. Não existe uma grade curricular que seja diferente dentro da mesma instituição. O que irá mudar é a metodologia de ensino, que passa a dar maior autonomia ao estudante no EAD. 

4 – Autonomia e responsabilidade

No curso presencial, o aluno desenvolve várias habilidades. No EAD também. Duas delas são fundamentais para o sucesso profissional: a autonomia e a responsabilidade. Ao longo do curso de pós-graduação EAD, o aluno aprende a ter total gestão do seu tempo, dos prazos e dos conteúdos que precisa estudar.

Além disso, as atividades e as provas têm tempos determinados para a sua realização. Ao contrário do que se imagina, não é mais fácil passar nos cursos à distância. É preciso ter muita responsabilidade para acompanhar todo o conteúdo, estudar e aplicar nas atividades avaliadas e nas provas.

5 – Mercado de trabalho para pós-graduação EAD

Por último, vamos falar de trabalho. Engana-se quem acredita que as empresas não contratam ou não gostam de profissionais que tenham realizado sua pós-graduação através do EAD. Pelo contrário: muitas empresas até mesmo valorizam estes candidatos num processo seletivo.

Outra mentira que se conta é que quem faz uma pós-graduação EAD ganha um salário menor quando entra para o mercado de trabalho. Isso não existe. O diploma dos cursos EAD é exatamente o mesmo dos presenciais, com igual valor e a mesma aceitação nas empresas.

Como escolher a melhor pós-graduação EAD

Antes de mais nada, é fundamental estabelecer um objetivo para a sua carreira. Seja na área acadêmica ou profissional, não adianta buscar uma pós apenas para ter um título a mais no currículo. Se ela não complementar a sua formação, de nada irá acrescentar na sua vida profissional.

Se optar pela vida acadêmica, o mestrado e, posteriormente, o doutorado são os caminhos mais naturais. Já para a atuação no mercado de trabalho, especializações e MBAs podem ser a melhor alternativa.

Para ambas as escolhas, a Abracomex é uma das melhores opções no Brasil, com foco em negócios internacionais. Visite o site, conheça os cursos da Abracomex e comece agora mesmo a fazer a sua pós-graduação EAD com quem entende de mercado internacional e comércio exterior.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!