Você sabe como validar seu diploma universitário em Portugal? Descubra! - Abracomex
Você sabe como validar seu diploma universitário em Portugal? Descubra!
26/04/2019

Se você está com planos para trabalhar ou estudar em solo português, é importante que você procure validar o seu diploma de ensino superior, para que assim você consiga novas oportunidades de crescer em sua carreira e aprender mais sobre um mercado novo.

Neste texto, você aprenderá o que é a validação de diploma universitário, quem precisa fazer esse procedimento, quais os documentos necessários e outras informações importantes sobre o tema. Quer conferir tudo isso? Então continue lendo esse texto!

O que é?

A aprovação do diploma é um importante passo para quem planeja viajar para o país lusitano para continuar seus estudos ou conseguir um emprego. Com o seu diploma validado, você poderá fazer cursos mais avançados ou conseguir melhores empregos, sem a necessidade de recomeçar os seus estudos.

Primeiramente, o diploma brasileiro deverá ser reconhecido pelo governo português, que verificará se as matérias e assuntos abordados são os mesmos ou semelhantes com os lecionados no país (esse processo de chama validação do diploma). Também poderá ser feita a equivalência de grau, a fim de avaliar se a qualificação acadêmica do aluno em questão é equivalente à do território português.

Quem precisa validar seu diploma universitário em Portugal?

Quem for para o país europeu para estudar ou trabalhar, não precisa necessariamente validar os diplomas que já possui em território brasileiro. Entretanto, existem algumas situações em que esse processo é necessário:

  • Estagiários do sistema IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional);
  • Pessoas que querem concorrer a uma bolsa de estudos;
  • Pessoas que se formaram nas áreas de direito, medicina e engenharia.

Para quem for fazer um mestrado ou pós-graduação em Portugal, a Comissão Científica do curso irá determinar se o estudante atende os critérios para a sua realização, que é chamado de Reconhecimento de Diploma, e não necessariamente será uma validação.

Quais são os documentos necessários?

Caso você se enquadre nos grupos que precisam da aprovação do diploma, você precisará apresentar alguns documentos. O ideal é que o estudante entre em contato com a faculdade para fins de homologação. Entretanto, fizemos uma lista dos documentos comumente pedidos pelas instituições:

  • Versão original do diploma;
  • Planilha com Programas e Carga horária;
  • Modelos de pedidos referentes ao grau da sua validação;
  • Histórico escolar de conclusão do 2º grau.

E agora?

Não existe uma maneira única de fazer a aprovação do diploma. Isso dependerá da sua área de formação ou o seu motivo para realizar esse processo. Para formandos da área de medicina e direito, é necessário verificar o site oficial da ordem do respectivo curso, no qual será explicado a necessidade de documentos específicos ou a realização de provas.

O tempo e valor da validação também não é padronizado, variando conforme o tipo de instituição na qual será emitida a aprovação. Em média, o valor pode oscilar entre 200 e 500 euros.

O que achou do texto? Conseguiu entender o que é e como validar o seu diploma universitário em Portugal? Ao fazer isso, você terá melhores oportunidades de crescer em sua carreira, adquirindo experiências acadêmicas e/ou profissionais em outro país.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade
    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.
    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!